Parque Escolar adjudicou 35 milhões em obras a empresa que tinha sido dirigida por um dos seus administradores

Nos últimos meses, a Parque Escolar adjudicou as obras em três escolas da Zona Centro a um consórcio constituído por duas empresas de construção civil de Braga. Uma das parceiras, a Britalar, foi durante seis anos dirigida por um dos administradores da empresa pública. O valor global dos contratos ascende a 35 milhões de euros.

Gerardo Saraiva Menezes é vogal do conselho de administração da Parque Escolar desde Maio do ano passado e tem funções atribuídas na área das obras. Este engenheiro civil foi director-geral da construtora bracarense até 2007. O PÚBLICO tentou contactá-lo ontem, mas tal não foi possível até à hora do fecho desta edição.

As três obras estão já em execução e fazem parte da segunda fase do programa de modernização das secundárias. As escolas vão ser remodeladas pelo consórcio ACE, constituído pela Britalar e pela ABB, outra empresa de construção civil bracarense. As duas empresas têm sido parceiras em vários concursos públicos e fazem também parte do agrupamento Way2Be, onde também participam a DST, a J. Gomes e a Rodrigues&Névoa.

Em Julho, as duas empresas receberam a primeira adjudicação, relativa à Escola Secundária de Salvaterra de Magos e Jacôme Ratton, em Tomar, cujo valor global é de 26,8 milhões de euros. Poucas semanas depois, a Parque Escolar entregou ao consórcio mais uma obra, desta feita a remodelação da Secundária D. Inês de Castro, em Alcobaça, cuja requalificação vai custar 7,6 milhões. As intervenções nas três escolas deverão estar prontas até ao final deste ano.

O administrador da Parque Escolar foi, entre 2001 e 2007, o braço-direito de António Salvador - actual presidente do Sporting de Braga - na Britalar, onde acumulou funções de director-geral e administrador executivo, e é, desde há seis anos, vogal do conselho directivo nacional da Ordem dos Engenheiros e presidente do conselho directivo da Ordem na Região Norte. Saraiva Menezes tem também ligações à política, desempenhando actualmente o cargo de presidente da mesa da concelhia de Braga do CDS-PP.

Sugerir correcção
Comentar