Bloguistas e fofoqueiros encimam lista da "Forbes" das 25 Celebridades da Web

Um misto de celebridades que usam a Internet para se promover e/ou expressar e de verdadeiros empreendedores e críticos no meio online: a revista "Forbes", que todos os anos compila inúmeras listas e tops, revelou ontem à noite os seus "25 mais" da web.

No cimo da lista está, pelo terceiro ano consecutivo, o mentor da bisbilhotice "online" Perez Hilton (bloguista de seu nome real Mário Lavandeira), seguido por dois bloguistas de tecnologia - Michael Harrington (TechCrunch) e Pete Cashmore (Mashable). Só em quarto lugar surgem os mentores do Twitter, Evan Williams e Biz Stone, cuja rede é essencial para determinar o que é uma "celebridade da Web".

O fundador do Digg (site de bookmarking social) e videobloguista Kevin Rose surge em quinto lugar, sendo que em oitava posição surge a modelo e estrela "reality" Tila Tequila (MTV), que em 2006 se tornou célebre por ter o maior número de amigos na rede social MySpace. A mescla de celebridades e peritos em tecnologia continua, com Cory Doctorow (Boing Boing e Craphound.com) em décimo lugar ou Frank Warren, o homem por trás do blogue, livros, digressões e projecto artístico conhecido como Post Secret em 13º lugar.

"Na Internet todos têm 15 minutos de fama, mas algumas pessoas conseguem muito mais. Um miúdo com uma "webcam" pode tornar-se uma estrela de cinema; um empreendedor com uma ideia inteligente pode ir ao programa de Oprah [Winfrey]; um bloguista de tecnologia pode chegar a uma audiência maior do que um romancista de "best-sellers"", escreve a "Forbes" sobre a sua lista. Os cálculos da revista para chegar a esta listagem misturam vários elementos e excluem outros. Pessoas que já eram mega-célebres antes de chegarem à Internet foram excluídas - é o caso do actor Ashton Kutcher, um fervoroso adepto do Twitter.

Uma celebridade da Internet é alguém que "cria ou aparece em conteúdos sediados na Internet" e que é reconhecido pelos utilizadores e público da web. Depois deste conceito, a "Forbes" avaliou uma lista de 200 personalidades nessas condições e tipificou-os por quatro áreas - número de referências no Google, os dados da Alexa sobre o tráfego da sua homepage, a quantidade de vezes que aparecem na TV, rádio, imprensa e afins e o número de seguidores dessas pessoas no Twitter (por exemplo, Pete Cashmore tem mais de 2 milhões de seguidores no Twitter).

Perez Hilton é, no mínimo, controverso e uma "self-made celebrity" típica da Internet. O seu site de bisbilhotices e comentários acutilantes recebe mais de 7,2 milhões de pessoas todos os meses e é um dos mais frequentados da web. No Twitter, frisa a "Forbes", Hilton tem 1,77 milhões de seguidores.

Mas da lista também constam jovens estrelas "do it yourself": é o caso de Shane Dawson, de 21 anos, que é um profícuo produtor de vídeos humorísticos para o YouTube, sendo mais conhecido pelo seu trabalho de sátira ao filme "Lua Nova", vista por mais de 5,4 milhões de pessoas.

Sugerir correcção
Comentar