Variante que liga Lousã à Estrada da Beira abre hoje ao trânsito

A variante a Foz de Arouce, que liga o concelho da Lousã à Estrada Nacional 17-1, conhecida como Estrada da Beira, numa extensão de 6,8 quilómetros, abre hoje ao trânsito, anunciou a Estradas de Portugal.

“É uma via que vem melhorar muito a acessibilidade ao concelho, para além de diminuir os perigos de circulação que existiam até agora”, frisou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Fernando Carvalho.

O autarca socialista mostrou-se “muito satisfeito por concretizar uma obra aguardada pela população há cerca de 30 anos” e que conheceu muitos avanços e recuos.

A infra-estrutura, que inclui uma ponte sobre o Rio Ceira com 380 metros, representou um custo de 9,9 milhões de euros, a que acrescem 3,5 milhões para as expropriações dos terrenos.

“Em termos de montante é até agora o maior investimento feito no concelho numa única obra”, sublinhou Fernando Carvalho.

Por concluir estão apenas 500 metros de estrada, entre a rotunda sul do nó de ligação à variante e a Estação de Caminho de Ferro da Lousã.

Segundo Fernando Carvalho, para o concelho ficar numa “situação razoável” em termos de acessibilidades, falta concretizar “a concessão do Pinhal Interior, que engloba a construção do IC3, entre Tomar e Coimbra, e a variante à Estrada Nacional 342, entre Lousã e Coja (Arganil), e a sua ligação ao IC6”.

José Padrão, presidente da Junta de Freguesia de Foz de Arouce, disse à agência Lusa que a variante “vai trazer muitos benefícios, desde logo a retirada do trânsito de dentro da localidade, nomeadamente a passagem de veículos pesados”.

“Vivíamos aqui com um trânsito superlotado e isso condicionava a qualidade de vida da população, que era obrigada a conviver com muito movimento, barulho e acidentes”, referiu o autarca.

Além de retirar o movimento do interior de Foz de Arouce, José Padrão destaca também os benefícios ao nível da segurança rodoviária e da rapidez de acesso à Estrada da Beira ou à sede do concelho.

Sugerir correcção
Comentar