Porfírio Lobo toma posse como Presidente das Honduras

Foto
A chegada de Lobo à presidência deve pôr fim à mais grave crise nas Honduras em quase 30 anos Oswaldo Rivas/Reuters

O novo Presidente das Honduras Porfírio Lobo, eleito em Novembro, tomou hoje posse, sete meses após o golpe militar que depôs o antigo chefe de Estado Manuel Zelaya, que hoje parte para o exílio.

A investidura de Lobo ocorreu um dia depois de ter sido aprovada em Congresso uma amnistia para Zelaya e as pessoas envolvidas no golpe, e uma semana após ter sido assinado um acordo para que Zelaya fosse recebido na República Dominicana.

A chegada de Porfírio Lobo à presidência deverá pôr fim à mais grave crise política nas Honduras após a instauração da democracia, há quase 30 anos. O novo Presidente foi eleito a 29 de Novembro, cinco meses depois de Zelaya ter sido deposto e acusado pela oposição de tentar manter-se no poder.

Lobo pertence à direita hondurenha que se opôs a Zelaya e terá agora como um dos principais desafios restabelecer as relações com os muitos países que cortaram o apoio às Honduras após o golpe.

O primeiro Presidente a chegar às Honduras foi Ricardo Martinelli, do Panamá, enquanto a Colômbia esteve representada pelo vice-presidente Francisco Santos. Lobo já tinha anunciado que iria à embaixada do Brasil em Tegucigalpa para ir buscar Zelaya depois de este ter aceite viajar para a República Dominicana, o que deverá acontecer ainda esta noite.

Sugerir correcção
Comentar