Santarém em alerta para possíveis cheias no rio Tejo
A activação deste plano deve-se ao aumento do caudal do rio por causa da chuva, que obrigou à realização de descargas das barragens da bacia hidrográfica do rio.
De acordo com informação do Governo Civil de Santarém, está prevista a continuação de chuva nos próximos dias pelo que nas próximas horas pode ocorrer um aumento de caudal do Tejo e dos seus afluentes.
Ao início da tarde, a estrada nacional 365 poderá ficar submersa na zona da Ponte do Alviela, no concelho de Santarém. Este ponto é um dos primeiros a ser atingido pela subida do nível das águas do rio Tejo.
A chuva que se tem feito sentir do outro lado da fronteira poderá aumentar ainda o risco de cheias já que as barragens espanholas estão perto do limite.
Durante a manhã de hoje, registam-se também alguns lençóis de água que apresentam perigo para a circulação, nomeadamente na estrada entre Benfica do Ribatejo, em Almeirim, e Salvaterra de Magos, e também na estrada entre Chamusca e Vale de Cavalos, informou fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Santarém.
A Protecção Civil recomenda à população que retire animais, objectos agrícolas e outros bens das zonas normalmente inundáveis e que se mantenha informada sobre o evoluir da situação.
Ainda de acordo com a Protecção Civil, encontram-se ainda cortadas ao trânsito no distrito de Lisboa, devido a inundação, as estradas nacionais 115 e 116, nas zonas da Bemposta, Freixial e Loures, a 247, em Várzea de Colares, a 3.1, na região de Lezerão, e a 9-1, entre Lezerão e Azambuja.
No distrito de Viseu, o mau tempo provocou um desmoronamento de pedras na Estrada Municipal 514, impedindo a circulação entre Longa e Tabuaço.
Também devido à inundação das faixas de rodagem, o trânsito encontra-se suspenso em estradas municipais no distrito de Aveiro, entre Almiar e Fontinha, Serem e Macinhata, Oronhe e Espinhel e no Túnel do Sardão.