Clientes do BPP admitem passar fim do ano no interior da sede do banco
“Ficaremos aqui até termos o problema resolvido, mesmo que isso implique passar aqui a passagem de ano e muito mais tempo”, disse à Lusa José António Soares, porta-voz deste protesto dos clientes do BPP.
Prometendo “não desmobilizar” até que seja “apresentada uma solução”, José António Soares salienta ter estado em Bruxelas, na Comissão Europeia, onde “o mais alto representante das instituições financeiras” lhe garantiu que “os contratos garantem os direitos dos clientes” e que “o Governo português é obrigado a cumprir o contrato”.
Também Maria do Rosário, outra das clientes que integrou o protesto no interior das instalações, está disposta a passar a noite de reveillon no BPP.
“Estou completamente disposta. Até trouxe a minha gata, que se chama Vitória”, afirmou, abraçada a uma Minnie de peluche que lhe “lembra as filhas” e lhe “dá vontade de lutar por elas”.
Protestos têm-se repetidoCerca de 15 clientes do BPP iniciaram hoje um protesto no interior da sede do banco no Porto, tencionando lá permanecer até falarem com “um interlocutor com poder de decisão”, explicou um dos clientes, Júlio Martinez.
Os clientes do BPP já se manifestaram no interior da sede do Porto do banco por várias vezes. No mês passado, concentraram-se junto daquele local para assinalarem os 12 meses que passaram desde que o Banco de Portugal negou o pedido de financiamento de João Rendeiro.
Foi a 24 de Novembro de 2008 que Vítor Constâncio anunciou que o Banco de Portugal deu um parecer negativo ao pedido de garantias estatais para um financiamento de 750 milhões de euros ao BPP, solicitado por João Rendeiro, levando à intervenção das autoridades no banco, que actualmente ainda se mantém.