Fitch baixou "rating" da Caixa Geral de Depósitos
O "rating" individual da Caixa Geral de Depósitos baixa assim de "B" para "BC", uma classificação que não depende da notação atribuída a Portugal e que se prende com a actividade bancária da CGD.
O "rating" da dívida a longo prazo do banco estatal português manteve-se em "AA-" com perspectiva "negativa", semelhante à avaliação dada à dívida do Estado, actualmente em "AA" com perspectiva "negativa".
A Fitch prevê que as receitas e as margens da CGD continuem sob pressão das baixas taxas de juro e dos relativamente altos custos de financiamento.
Se a rentabilidade e qualidade dos activos se deteriorar mais do que o esperado, e caso não mantenha os rácios de capital, a qualificação individual da Caixa Geral de Depósitos poderá piorar, segundo a agência.
A Fitch ressalva no entanto que, apesar das dificuldades económicas, são de notar melhoras no controlo de custos e das operações financeiras realizadas pelo banco estatal, sublinhando ainda a ampla e estável base de clientes de depósitos que a CGD mantém.