Bancos vão ter regras de capital mais rígidas

Os novos requisitos deverão estar plenamente cumpridos até ao final de final de 2012, embora a sua implementação vá ser progressiva, divulgou hoje o comité de Basileia para a supervisão financeira, em comunicado.

As novas regras visam eliminar situações de risco sistémico e impedir a alavancagem excessiva que resultou na maior crise financeira mundial, explicou o comité, citado pelo Wall Street Journal.

No futuro, os bancos vão passar a reter maiores percentagens dos resultados e devem melhorar a qualidade dos seus activos, de forma a criar instituições mais robustas, que também contribuam para um sector financeiro mais sólido, explicou o presidente do comité e do banco central da Holanda, Nout Wellink.

As novas exigências de capital e liquidez vão permitir maior “equilíbrio entre inovação financeira e crescimento sustentável”, sublinhou Wellink.

O comité anunciou que vai analisar na primeira metade de 2010 o impacto das alterações que tenciona introduzir. Uma versão final do pacote de medidas será apresentada no fim do próximo ano e adoptada progressivamente à medida que as condições financeiras melhorem e a recuperação económica esteja consolidada”.

Em todo o caso, a implementação das novas regras até final de 2012 dependerá da capacidade dos diversos supervisores internacionais de reformularem o enquadramento regulatório dos seus países, pelo que alguns analistas consideram que a pressão exercida pelo G20 terá um papel determinante neste processo.

Sugerir correcção
Comentar