Barítono português Jorge Chaminé encerra Festival Ibériades em Paris

Neste último concerto, intitulado “Do Tejo ao Rio da Prata”, actuará ainda a soprano Cecilia Lavilla, filha de Teresa Berganza, sendo os três intérpretes acompanhados pelo conjunto Ibériades.

O concerto, que vai percorrer várias canções espanholas e sul-americanas, da música clássica aos tangos, dos boleros ao flamenco, encerra os 17 dias do festival, que desde 28 de Novembro celebra com música as relações artísticas entre Espanha e França.

Organizado pelo Colégio de Espanha, o certame, que dedicou uma homenagem especial ao compositor espanhol Isaac Albéniz, nos cem anos da sua morte, passou por vários espaços da capital francesa.

O português Jorge Chaminé, nascido em 1956 no Porto, tornou-se, em 2004, o primeiro músico europeu nomeado embaixador de Boa Vontade da organização internacional Music in the Middle East (Música no Médio Oriente), tendo conquistado a Medalha dos Direitos Humanos da UNESCO, pelas suas acções em prol do direito a uma infância feliz.

Já actuou como solista de orquestras como as Sinfonias de Boston e de Londres ou a Filarmónica Checa, e do seu reportório fazem parte tanto Bach e Mozart como liturgias hebraicas e tibetanas ou mesmo bossa nova.

É presidente e director artístico do Festival CIMA, na Toscana, e vice-presidente da Associação Amigos de Georges Bizet, em França.