Cavaco regozija-se com a candidatura de Constâncio à vice-presidência do BCE

Foto
Vítor Constâncio já tem assento no Conselho de Governadores do BCE como governador do Banco de Portugal PÚBLICO (arquivo)

“Vítor Constâncio é um homem extremamente competente e acho que Portugal ficaria muito bem representado com um vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE) como Victor Constâncio. Espero bem que a decisão final vá no sentido da sua escolha”, declarou esta tarde, no Porto, no Presidente da República, no final da terceira jornada do Roteiro para a Juventude.

Desafiado pelos jornalistas a pronunciar-se sobre a candidatura do ex-ministro das Finanças ao cargo de vice-presidente do BCE, Cavaco disse que não se quer deixar influenciar pelo “conhecimento” que tem de Constâncio, uma pessoa muito competente”. “Trato Vítor Constâncio por tu, conheço-o muito bem, foram muitos anos de contacto que tive e veria com satisfação que ele pudesse chegar a essa posição, mas vamos esperar pela decisão final”.

Ontem, em Bruxelas, o primeiro-ministro, José Sócrates, revelou que o Governo apresentou a candidatura do governado do Banco de Portugal a vice-presidente do BCE. “O Governo apoia a candidatura e tudo fará para que um dos mai9s prestigiados governadores seja eleito para vice-presidente do BCE”!, declarou o primeiro-ministro, no final de uma reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia.,

Em Lisboa, Vítor Constâncio, que já tem assento no Conselho de Governadores do BCE como governador do Banco de Portugal, mostrou-se honrado com a candidatura, mas referiu que se trata de um “assunto de resultado incerto e difícil para um país como Portugal em relação a esse cargo”. E lembrou que as “decisões vão depender essencialmente do normal jogo das negociações políticas entre os vários países membros da União Europeia, portanto, incerto”.

Sugerir correcção
Comentar