Nova esquadra de V. N. de Gaia é “funcional e digna”, garante Rui Pereira

“Esta esquadra foi possível por uma parceria entre a Câmara Municipal de Gaia e o Governo que custeou as despesas de adaptação do edifício (em cerca de meio milhão de euros) o qual foi cedido pela autarquia”, explicou o ministro Rui Pereira.

O comandante da divisão de Gaia da PSP, José Fernandes, mostrou-se satisfeito com as novas instalações, “modernas”, “condignas” e que “permitem um serviço com outras condições” de trabalho. As anteriores instalações situadas no edifício da câmara, referiu, “eram muito antigas e a autarquia não tinha tido possibilidades de fazer a sua manutenção”. “Eram relativamente pequenas para o efectivo que a esquadra tinha e para as valências que foi tendo”, acrescentou.

O comandante lembrou que “a esquadra começou com um serviço de patrulha e o carro de patrulha mas entretanto foi criado o projecto de Escola Segura e agora de policiamento de apoio à vítima e proximidade, além de outros serviços do dia-a-dia”.

As novas instalações da PSP de Gaia contam agora com “um outro conforto para todos os elementos (cerca de 64) que aqui trabalham e também para quem vem ao atendimento público”, salientou.

O comandante metropolitano da PSP do Porto, também presente na cerimónia, referiu que apesar de as instalações não terem sido construídas de raiz , o actual espaço “está muito bem conseguido, com qualidade de conforto e funcionalidade”.

Pinto Vieira, que manifestou a sua “satisfação” pela obra, lembrou que o Comando Metropolitano do Porto se encontra “muito carente a nível de instalações” e que os agentes “têm esperança” que as mesmas “irão ter remodelação”.

Na inauguração participou também o autarca Luís Filipe Menezes que reconheceu o “apoio dos sucessivos Governos” nos projectos levados a cabo em Gaia e destacou que está prevista a abertura de dois novos equipamentos para a PSP em Canidelo e Valadares “mediante acordos já celebrados”.

A nova esquadra da PSP de Gaia localiza-se na Praceta Carlos Cal Brandão, junto à Avenida da República em Gaia.