Prémio Pessoa: políticos do Porto elogiam papel intelectual de D. Manuel Clemente

"Estou muito feliz. É uma distinção altamente merecida. Como portuense e como membro da Diocese do Porto, ainda mais contente estou", disse à Lusa o eurodeputado do PSD Paulo Rangel.

Para Paulo Rangel, D. Manuel Clemente é uma "figura nacional de grande relevo", sendo a atribuição do Prémio Pessoa "uma grande notícia também para os cristãos em Portugal".

"Esta distinção valoriza também o papel cultural e intelectual da Igreja Católica em Portugal, que é muito relevante, mas tem sido pouco reconhecido", salientou.

Também o deputado e líder da "distrital" do Porto do PS, Renato Sampaio, felicitou D. Manuel Clemente pela distinção.

"O Bispo do Porto é hoje uma referência na vida da sociedade portuguesa e muito tem contribuído para o esclarecimento das suas tomadas de posição", afirmou.

Ribeiro e Castro, deputado do CDS eleito pelo Porto, considerou a distinção "merecidíssima", destacando o "grande intelectual" que é D. Manuel Clemente.

"É uma notícia que merece o nosso regozijo e creio que honra todo o distrito do Porto", realçou, acrescentando que D. Manuel Clemente surge "na linha de grandes bispos que estiveram à frente da Diocese do Porto".

João Semedo, deputado do BE eleito pelo Porto, afirmou que é de "inteira justiça" reconhecer os "méritos" de D. Manuel Clemente no combate às desigualdades, à pobreza e à discriminação.

"A escolha de uma personalidade que se tem distinguido pelo combate à pobreza é também um sinal dos tempos que vivemos, de crise e de dificuldades sociais", sublinhou.

Honório Novo, deputado da CDU eleito pelo Porto, considerou que é de "sublinhar e enaltecer" a atribuição do prémio ao Bispo do Porto.

"Espero que ele constitua um estímulo adicional à intervenção colectiva no sentido da melhoria da situação social no nosso distrito", afirmou.