Guarda: todas as freguesias do distrito terão banda larga

Foto
O projecto implica a instalação de fibra óptica e tecnologia de rede sem fios em todo o distrito, nos seus 14 concelhos José Carlos Coelho

Segundo Sérgio Duarte, gestor da estrutura, é intenção da direcção da Guarda Digital criar “infra-estruturas de suporte às tecnologias de informação na região, para levar a banda larga às freguesias”.

Referiu que o projecto “implica a instalação de fibra óptica e tecnologia de rede sem fios” em todo o distrito, nos seus 14 concelhos, num investimento que “ainda não está quantificado”.

“Cada Câmara Municipal vai ter a sua política e decidir se o acesso à Internet será gratuito ou a pagar”, admitiu ontem o responsável à agência Lusa, no final de uma sessão onde foi feito o balanço dos primeiros dois anos de actividade da Guarda Digital.

A instituição também prevê avançar com projectos relacionados com a modernização administrativa das autarquias, disponibilizando conteúdos online para “aproximar o cidadão da sua Câmara Municipal”.

Outro dos projectos está relacionado com a disponibilização de documentos históricos na Internet, em colaboração com o Arquivo Distrital da Guarda.

A criação de uma loja virtual para venda de produtos regionais da região é outra das propostas da instituição que nos dois primeiros anos de actividade realizou projectos no valor de 3,3 milhões de euros, segundo o responsável.

Desde 2008 que a Guarda Digital está a disponibilizar vários portais na Internet.

A associação possui um portal regional genérico (www.guarda.pt) que inclui sub-portais de turismo (www.turismo.guarda.pt) agricultura e florestas (www.agroflorestal.guarda.pt), crianças (www.coolkids.guarda.pt) e empresas (www.executivo.guarda.pt).

Também foi responsável pela concepção de doze portais autárquicos e pela execução de um Sistema de Gestão de Risco e Emergência (SIGER) distrital, que facilita a actuação dos agentes de protecção civil, em caso de acidente ou catástrofe.

Segundo Sérgio Duarte, pelos vários portais da Guarda Digital “já passou mais de um milhão de visitantes”, assumindo que os projectos desenvolvidos pela associação, com financiamento do Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento (POS_C), são “de grande importância estratégica para o presente e para o futuro da região”.

O projecto Guarda Digital insere-se no âmbito do programa das Cidades e Regiões Digitais e tem como parceiros 13 municípios: Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

O Instituto Politécnico da Guarda, a Associação de Desenvolvimento ADM Estrela e o NERGA - Associação Empresarial da Guarda, são entidades associadas.