Pela música

Lançados o ano passado pela editora de Tiago Miranda, estes são dois dos muitos registos que ameaçam ficar esquecidos na voragem das novas edições na área do jazz de vanguarda, agravada agora pelo desmantelamento eminente de toda a indústria. Sendo ambos títulos significativos na discografia dos músicos envolvidos, confirmam a força criativa desta editora independente fundada por Tiago Miranda, projecto dedicado à divulgação das franjas mais criativas da música que integra no seu catálogo nomes como Arthur Doyle, Harmonize Most High, Loosers, One Might Add, Tropa Macaca ou Valerio Cosi. Gravado com uma banda de 36 elementos ao longo de dez concertos, "Thought Forms" é o nono registo em nome individual de Adam Rudolph e o terceiro creditado em nome da Go:Organic Orchestra.

Mestre percussionista que integrou o excepcional Mandingo Griot Society (com Don Cherry e Foday Musa Suso), colaborou ainda com nomes como Yusef Lateef, Ned Rothenberg, L.Shankar, Hamid Drake ou Graham Haynes. Neste álbum, feito de 12 peças curtas, procurou construir uma narrativa, alcançando um grau de expressividade supreendente numa banda destas dimensões. Música livre e orgânica por um dos gurus da improvisação espiritual.

Gravado pelo falecido Malachi Ritscher no clube Empty Bottle de Chicago, "Live in Chicago" junta dois expoentes do "avant-jazz" nova-iorquino; o saxofonista Rob Brown e o baterista Andrew Barker. Para além de liderar os seus projectos, Brown assina ainda inúmeras participações com músicos como William Parker, Matthew Shipp ou Joe Morris, tendo-se afirmado como um dos principais saxofonistas alto da geração pós-Ornette, ao lado de Steve Lehman e Rudresh Mahanthappa. Barker, membro da Gold Sparkle Band e colaborador da William Parker's Little Huey Creative Music Orchestra, actua como catalisador da criatividade discursiva de Brown, proporcionando-nos uma sessão de improvisação invulgarmente descontraida.

Sugerir correcção
Comentar