Rebelde taliban diz que Osama bin Laden foi “visto no Afeganistão” no início deste do ano

Foto
Osama bin Laden não é avistado há oito anos Akbar Baloch/Reuters

A emissora britânica precisa que esta é uma informação mais valiosa do que qualquer outra que foi obtida pelos serviços secretos norte-americanos e britânicos em sete anos de buscas.

O taliban sustenta que esteve com Bin Laden em várias ocasiões antes dos ataques de 11 de Setembro e que no início deste ano – “em Janeiro ou em Fevereiro” – se encontrou com um contacto de confiança que lhe relatou então ter-se encontrado com o homem mais procurado do mundo “uns 15 ou 20 dias antes” numa zona fronteiriça do Afeganistão.

Esse contacto foi identificado pelo detido como sendo um membro da tribo Mehsud, responsável por organizar reuniões entre Bin Laden e operacionais da organização terrorista que se encontram em outros locais.

“O xeque [Osama bin Laden] não fica muito tempo no mesmo lugar. Mas aquele tipo é de Ghazni, por isso penso que era aí que o xeque estava”, declarou ainda, referenciando esta província do Leste do Afeganistão onde se regista uma presença taliban cada vez mais forte. Larga parte da região, de resto, é considerada já impenetrável pelas forças da coligação internacional e afegãs.

O taliban – que a correspondente da BBC em Islamabad pôde entrevistar em duas ocasiões no mês passado, na presença de um interrogador das forças do Paquistão – avançou ainda que a rebelião está actualmente a evitar o território paquistanês dado o risco dos ataques com aviões telecomandados das tropas dos Estados Unidos.

Esta é a versão que Islamabad mantém, tendo ainda ontem o Presidente do país, Asif Ali Zardari, asseverado que Osama bin Laden não está no Paquistão – tese que não acolhe elevada grande confiança tanto nos Estados Unidos como o Reino Unido.

As informações dadas pelo detido não podem ser confirmadas mas um perito norte-americano avaliou que são plausíveis e devem ser investigadas: “Se isto é verdade – e temos aqui um grande ‘se’ – é algo extraordinário e muito importante. Sabemos que Osama bin Laden está vivo e sabemos que está algures na zona dominada pelos taliban ao longo da fronteira entre o Paquistão e o Afeganistão. Mas aqui agora temos alguém que nos diz, pela primeira vez, que viu e esteve com Bin Laden no passado recente”, avaliou o antigo analista da CIA Bruce Riedel.

Sugerir correcção
Comentar