Edson Cordeiro canta Carmen Miranda, Gal expõe-se em recital de voz e violão e Márcio Faraco estreia "Um Rio"
Hoje, Gal Costa encerra no CCB a digressão que começou a 27 de Novembro no Algarve e que passou anteontem pela Casa da Música. Voz e Violão é um formato que a cantora já apresentara, com êxito, em Portugal em Junho de 2007. Na companhia do violonista Luís Meira, Gal mostra na sua voz cristalina de timbre inigualável várias canções do seu reportório, revisitando temas de Jobim, Caetano, Gil, Djavan, Buarque, Caymmi, Macalé, Wally Salomão, Celso Fonseca, Chico César, até Dick Farney. Na Casa da Música cantou temas como Desafinado, Garota de Ipanema, Festa do Interior e, tal como em 2007, o tema do filme Casablanca, As time goes by.
Hoje também, mas no São Luiz, outro regresso: Edson Cordeiro. Esteve em Portugal em 2008, com o espectáculo Voz de Mulher, onde cantou Dalva de Oliveira, Piaf, Callas, Amália, Aretha Franklin, Madonna e Carmen Miranda. Pois agora vem cantar sobretudo Carmen, que nasceu no mesmo dia que ele, 9 de Fevereiro. Considerado um fenómeno na Europa, com uma voz de contratenor notável, de agudos afinadíssimos, Edson dá ao canto uma forte dimensão cénica. Para o acompanhar neste espectáculo convidou o duo Couple Coffee: "Admiro muito o trabalho desta banda que, tal como Carmen Miranda, mostram fora do Brasil aquilo que nós temos de melhor!!! Para mim Luanda Cozetti é uma das mais belas vozes da música brasileira e Norton Daiello um músico genial! Sei que juntos vamos fazer uma bela homenagem a Carmen cantando os seus maiores sucessos como South american way, Tico-tico no fubá e muitas outras", escreve Edson no texto que serve de anúncio ao espectáculo de hoje e amanhã em Lisboa.
Sábado, dia 5, será a vez de Márcio Faraco, cantor e compositor brasileiro radicado em Paris, subir ao palco do Instituto Franco-Português. O seu quinto disco, Um Rio, não tinha sido ainda apresentado ao vivo em Portugal e o concerto preenche essa lacuna. Um Rio é, aliás, dos seus melhores trabalhos. Apadrinhado por Chico Buarque na estreia, com o muito aplaudido Ciranda (2000), Márcio já se apresentou ao vivo em Lisboa pelo menos duas vezes, em 2003 e 2007. Amanhã, ao lado de Márcio Faraco (voz e guitarra) estarão o pianista Philippe Baden Powell (filho do célebre violonista Baden Powell, já falecido), Gerson Saeki, no baixo, e Raul Mascarenhas nos sopros (flauta e saxofone). Quem nunca o ouviu não o perca agora.
Gal Costa - Voz e Violão
Lisboa, Grande Auditório do CCB Hoje às 21h00. Bilhetes de 20 e 49 euros Edson Cordeiro + Couple Coffee? Lisboa, Teatro Municipal de São LuizHoje e sábado, às 21h00. Bilhetes a 10 e 20 euros
Márcio Faraco
Lisboa, Instituto Franco-Português Sábado, às 21h30. Bilhetes a 18 euros