ONU prevê que a economia mundial cresça 2,4 por cento em 2010
Numa antecipação da sua previsão económica anual, que será divulgada em Janeiro, a ONU estima que as medidas fiscais de estímulo adoptadas por todo o mundo desde 2008 vão levar a um crescimento.
A Organização recomendou que essas medidas de estímulo se mantenham pelo menos até que se verifiquem sinais claros de uma recuperação mais robusta em termos de aumento do consumo, do investimento privado e das taxas de emprego.
“Antes disso seria arriscado e poderá ser autodestrutivo retirar esses estímulos”, afirmou Rob Vos, director da Divisão de Análise Económica do Departamento Norte-Americano de Assuntos Económicos e Sociais.
O relatório das Nações Unidas afirma que um grande número de economias mostrou um crescimento positivo no segundo trimestre de 2009, com a recuperação a continuar no terceiro trimestre.
O documento refere ainda o aumento da produção industrial, do comércio internacional e dos mercados de capitais globais como sinais de recuperação.
No entanto, a ONU alerta que “a recuperação é desigual e que as condições para um crescimento sustentável mantém-se frágeis”.