Arcebispo de Braga defende necessidade do Estado “discriminar positivamente” o Norte
D. Jorge Ortiga frisou que “o desemprego atinge níveis alarmantes na região e ultrapassa amplamente a média nacional”. O prelado falava no final da audiência que concedeu aos dois deputados do CDS-PP eleitos por Braga, Telmo Correia e Altino Bessa.
No final do encontro, que serviu para apresentação de cumprimentos dos dois eleitos, o arcebispo revelou que “o desemprego e a pobreza crescentes e a busca de soluções em conjunto para atenuar os problemas foram os principais temas da conversa”. “No Vale do Ave, há famílias inteiras no desemprego que sobrevivem com o subsídio de desemprego mas que vivem o drama que esse mesmo subsídio está a chegar ao fim e não vêem solução”, lamentou.
Em análise na conversa estiveram, ainda, acrescentou, temas como os da “desertificação e a elevada média de idades” em alguns concelhos do interior da Arquidiocese de Braga.
Questionado sobre a possibilidade de ser permitido o casamento entre pessoas do mesmo sexo, D. Jorge Ortiga disse ter “reafirmado o que é a doutrina da Igreja e a necessidade de se promover uma alargada reflexão nacional para uma consciência colectiva bem formada”.
Os deputados do CDS-PP eleitos por Braga à Assembleia da República elogiaram o apoio social desencadeado pela Igreja católica: “A Igreja é quem mais faz pelos pobres nesta área”, frisou Telmo Correia aos jornalistas.