Uma nova táctica do quadrado e outros disparates futebolísticos

Foto
Jorge Jesus: "“Vocês os três... façam um quadrado!” Hugo Correia/Reuters (arquivo)

“Vocês os três... façam um quadrado!”, frase de Jorge Jesus, é apenas uma das muitas citações que o jornalista João Pombeiro reuniu no livro “30 Anos de Mau Futebol”, que hoje chega às livrarias numa edição da Quetzal.

Com ilustrações de Pedro Vieira, este livro surge dois anos depois de o autor ter compilado num volume as frases mais hilariantes dos políticos portugueses pós-25 de Abril.

“Desde aí, fiquei com a ideia de fazer o mesmo com o futebol. A matéria-prima é de muita qualidade, em ambos os casos”, disse à Lusa João Pombeiro, actual editor-executivo da revista "Ler".

Depois de “mais de um ano de pesquisa, entre a Hemeroteca e os arquivos dos jornais desportivos”, o resultado inclui pérolas como: “A grande verdade é que se não houvesse um livre e um autogolo, se calhar a táctica tinha sido boa” - a justificação dada por Fernando Santos, treinador do Sporting, após a derrota com o Gençlerbirligi (Turquia) por 3-0 em Alvalade, em 2003.

Ou “Jogar à defesa pode ser uma faca de dois legumes”, frase proferida por Carlos Manuel de Oliveira Magalhães, mais conhecido como “Litos”, defesa do Boavista, em Dezembro de 2000, comentando o estilo de jogo defendido por Jaime Pacheco.

Ou ainda “Gabriel García Marquez? Jogador não é...”, o comentário de Octávio Machado, treinador de futebol actualmente sem clube, em resposta a um questionário de escolha múltipla do jornal "O Independente": seria García Marquez a) ponta-de-lança do Boca Juniors, b) escritor, c) chefe de Estado, ou d) cantor dos Andes?

“O futebol é tragédia, comédia, bola no pé e fé em Deus. Ou em Jesus. E as frases que fui recolhendo reflectem esse lado mais hilariante, em que o protagonismo é dividido entre jogadores, árbitros, treinadores e presidentes”, observou João Pombeiro.

Inquirido pela Lusa sobre como pensa que o universo futebolístico português reagirá a este livro, cujo título é “forte”, “30 Anos de Mau Futebol”, o autor respondeu: “Espero que reaja sobretudo comprando o livro. Esse é o primeiro passo. O segundo é ter sentido de humor. É tão simples”.

Sugerir correcção
Comentar