Cofina com lucro de 19,5 milhões devido a valorização da participação na Zon

A empresa, que publica, entre outros títulos, os jornais Correio da Manhã, Record, Jornal de Negócios e as revistas Sábado e Máxima, tinha apresentado prejuízos de quase 50 milhões de euros no mesmo período de 2008.

“Os investimentos mensurados ao justo valor através de resultados, nomeadamente a participação accionista na Zon Multimédia, encontram-se valorizados”, refere a Cofina num comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O impacto desta valorização ascende, segundo a mesma fonte, a 16,5 milhões de euros, incluindo dividendos de 2,4 milhões de euros.

Entre Janeiro e Setembro deste ano, o grupo registou receitas de 97,8 milhões de euros, menos 11,5 por cento que no ano passado devido às descidas de proveitos de publicidade e de produtos de marketing alternativo.

A Cofina recebeu dos anunciantes 37,1 milhões de euros, ou seja, menos quase 9 milhões (19,1 por cento) do que em 2008, tendo também perdido quase seis milhões (30,4 por cento) em produtos de marketing alternativo.

A empresa conseguiu também aumentar as receitas de circulação (vendas de jornais e revistas) em 3,8 por cento, atingindo os 34,6 milhões de euros.

As perdas de receitas foram mais sentidas no segmento das revistas, que nos nove primeiros meses do ano passado somava 32 milhões de euros e que este ano caiu mais de 20 por cento, para os 25,5 milhões.

O grupo também arrecadou menos com o segmento dos jornais que, em 2008, obteve 78,4 milhões de euros e este ano, se ficou pelos 72,2 milhões), caindo 7,8 por cento.

No entanto, o grupo presidido por Paulo Fernandes também conseguiu reduzir os custos operacionais em quase 13 por cento, gastando 83 milhões de euros até Setembro passado.

A Cofina atingiu assim 4,7 milhões de euros em resultados operacionais, o que corresponde a um aumento de cerca de 16 por cento face ao período homólogo de 2008.

De acordo com a empresa, o terceiro trimestre deste ano foi o melhor do ano, com o Ebitda (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) a crescer 10,6 por cento face ao mesmo período de 2008 e a situar-se nos 5,5 milhões de euros. Em termos acumulados, o Ebitda atingiu 14,7 milhões de euros, pouco menos que os 15 milhões verificados em 2008.