eBay anuncia a venda do Skype

Foto
O Skype é o serviço de VoIP mais popular em todo o mundo Miguel Madeira

O site de leilões eBay informou que completou com êxito a venda da sua filial Skype a um grupo de investidores por 2,75 mil milhões de dólares (1,84 mil milhões de euros).

O Skype é o serviço de VoIP mais popular em todo o mundo. Permite fazer chamadas gratuitas entre computadores e ligar para números fixos ou móveis, frequentemente a preços mais reduzidos do que os praticados pelos operadores de telecomunicações. Integra ainda funcionalidades de chat e de videochamadas.

O serviço de chamadas de voz sobre Internet (VoIP, da sigla inglesa de Voice over Internet Protocol), foi comprado pelo eBay em 2005 por 2,6 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), num negócio tido como uma das piores compras do mundo da tecnologia nos últimos anos.

O grupo de compradores, liderado pela Silver Lake e que inclui igualmente as empresas Joltid Limited (que agrupa os fundadores originais do Skype), Canada Pension Plan Investment Board e a Andreessen Horowitz (a firma de capital de risco recentemente lançada por Marc Andreessen, o multi-milionário fundador do browser Netscape que se dedica agora a investir em projectos na área da tecnologia), adquiriu cerca de 70 por cento do capital do Skype.

O acordo estipula que o eBay terá recebido cerca de 1,9 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) em dinheiro e mantém uma participação em torno dos 30 por cento no Skype.

O eBay anunciou a venda do Skype no passado dia 1 de Setembro, depois de vários meses de conjecturas acerca do futuro do popular serviço, prevendo que a transacção ficasse concluída antes do fim do ano.

Sugerir correcção
Comentar