Taxa de aprovação de Obama cai abaixo dos 50 por cento

Foto
Reforma da saúde e economia desgastam Obama Jason Reed/Reuters

De acordo com a última sondagem, 49 por cento dos americanos aprovam a acção do Presidente, uma indicação de desgaste provocado pelo debate da reforma da saúde e pelo estado da economia americana.

O Presidente dos EUA vinha a manter taxas de aprovação na casa dos 50 por cento nos últimos meses, depois de ter tomado posse com uma taxa de aprovação de 70 por cento.

Obama torna-se o quarto presidente a descer mais rapidamente abaixo da barreira dos 50 por cento desde a II Guerra Mundial na sondagem da Gallup, seguindo-se ao republicano Gerald Ford, ao democrata Bill Clinton e ao republicano Ronald Reagan.

O subdirector do Instituto de Sondagens da Universidade de Quinnipac Peter Brown disse à Reuters que a diferença da taxa de aprovação de Obama nesta sondagem não era estatisticamente diferente da taxa de aprovação de 50 por cento de Outubro (a margem de erro é de quatro pontos percentuais). “Mas em política os símbolos têm importância e este não é um bom símbolo para a Casa Branca”, comentou.