Cerca de 40 turistas portugueses cancelaram viagens para Cabo Verde
"Têm-se vindo a registar alguns cancelamentos, na ordem das quatro dezenas", disse à agência Lusa Paulo Brehm, da APAVT, ressalvando, no entanto, que se continuam a verificar pedidos de reserva para Cabo Verde, um dos principais destinos turísticos dos portugueses.
"Algumas pessoas cancelam as viagens outras continuam a reservar. O balanço ainda não está feito, mas o que se pode dizer é que os operadores não encontraram até ao momento motivos para cancelar a operação", acrescentou.
O responsável da APAVT adiantou ainda que os associados têm registado "um aumento exponencial" de telefonemas por parte dos clientes para tentarem perceber qual a situação no país, que desde Setembro é assolado por uma epidemia de dengue, que já contaminou 12 mil pessoas e provocou a morte a seis, segundo os dados oficiais mais recentes.
O Governo português aconselhou os portugueses que se queiram deslocar a Cabo Verde a adoptarem "cuidados especiais", como o uso de repelente e a ingestão de água engarrafada, mas não desaconselhou as deslocações para o arquipélago.
Em face disso, explicou Paulo Brehm, os operadores têm estado a transmitir aos clientes as informações das entidades oficiais portuguesas e de Cabo Verde
"As informações oficiais não desaconselham viagens para o destino, mas recomendam precauções. Por outro lado, chegam-nos de Cabo Verde informações de que nos dois principais destinos de portugueses - Boavista e Sal - existe apenas um caso registado de dengue em cada destino", disse.
A mesma fonte afirmou ainda que a APAVT está a acompanhar o "evoluir da situação" e que o fim de um período de chuvas excepcional gera "uma expectativa positiva que este surto seja rapidamente controlado".
Cabo Verde é um dos principais destinos turísticos dos portugueses, mas esta não é a época de maior procura para este destino.
Segundo a APAVT, realizam-se actualmente dois voos fretados (charter) semanais para Cabo Verde - um para o Sal e outro para a Boavista - num total de 300 pessoas por semana.
A estes juntam-se os voos regulares das companhias TAP e TACV.