Bolaño, McEwan, Jackson e outras novidades da feira de Frankfurt

Foto

Um inédito, um cómico e uma BD com uma estrela da pop lá dentro

Mais um inédito de Roberto Bolaño

O agente mais temido do mundo editorial, Andrew Wylie, trouxe mais uma vez para a Feira de Frankfurt um inédito do escritor chileno Roberto Bolaño. Depois de no ano passado a sua agência ter estado na feira a negociar o inéditoThe Third Reich, que começará a ser publicado a partir de Janeiro do próximo ano e será editado pela Quetzal em Portugal, desta vez o agente norte-americano tratado no meio pela alcunha de "O Chacal" trouxeLos Sinsabores del Verdadero Policia, um romance inédito e incompleto. No catálogo da The Wylie Agency lê-se uma descrição desta obra feita pela viúva do escritor, Carolina López: "Mais do que um romance, isto é uma das origens ou o núcleo do universo literário de Roberto. É o projecto em que ele trabalhou durante 13 anos. Dá aos leitores a ideia da sua singular espontaneidade e de como desfrutava da liberdade quando escrevia."

Bolaño começou a escrevê-lo no início dos anos 90 e continuou a fazê-lo durante 13 anos enquanto ia terminando os seus dois romances mais importantes,Os Detectives Selvagens(ed. Teorema) e2666(Quetzal). Antes de morrer organizou todo este material em pastas e esteve a organizar todos os fragmentos e a dar-lhes coerência. Apesar de não ter conseguido terminar este trabalho de edição, deixou uma lista dos capítulos e descrições exaustivas dos personagens. "O que emerge deste material é uma narrativa poderosa, simbólica, hipnótica, tremendamente negra e ao mesmo tempo hilariante, a imagem de marca de Bolaño", explica-se no catálogo desta famosa agência literária. Francisco José Viegas disse ao P2 que irá publicar este livro. O editor, que esteve em Frankfurt, está muito contente com as vendas de2666 em Portugal, cuja tiragem já vai em 23 mil exemplares.

De Ian McEwan, com humor

O novo romance de Ian McEwan chama-seSolare vai ser publicado no Reino Unido pela Jonathan Cape em Março do próximo ano com edição simultânea nos Estados Unidos e no Canadá. Os seus direitos estão a ser vendidos em Frankfurt e sabe-se que contará a história de um homem de 50 anos, Prémio Nobel da Física, cuja carreira e a vida pessoal estão em declínio. O tema do livro é sério - trata as alterações climáticas e o aquecimento global -, mas o autor deSábado(Gradiva) mostra aqui o seu lado satírico. "Solaré muito, muito divertido", disse à revistaThe Bookseller o editor Dan Franklin, para quem este livro é a prova de que Ian McEwan é também um escritor cómico genial.

Jackson aos quadradinhos, Easton Ellis 20 anos depois

O rei da pop, Michael Jackson, poderá ter estado a trabalhar durante anos num projecto de banda desenhada com o seu amigo Gotham Chopra (é filho do Deepak Chopra) e uma chancela da Random House está a divulgar este projecto na feira.Fated tem como personagem principal Gabriel Star, um ícone pop feito à semelhança de Michael que tenta suicidar-se, sobrevive e descobre que está a deixar de ser humano. Os desenhos são de Mukesh Singh e o álbum deverá ser publicado pela Random House/Villard em Junho de 2010.

Da América também veio para a feira o novo romance de Bret Easton Ellis. Chama-seImperial Bedrooms, vai ser publicado nos EUA pela Knopf em Maio de 2010 e é a sequela do primeiro livro do escritor,Menos Que Zero(ed. Teorema). Os leitores vão poder saber o que aconteceu às personagens 20 anos depois.Isabel Coutinho, em Frankfurt

Sugerir correcção
Comentar