A Dancetaria Arrasta o Pé, no oitavo andar do Silo-auto, no Porto, referência dos bailes da cidade (costuma lá haver rumbas, boleros e música "pimba" com fartura), é palco da festa de lançamento da edição portuguesa da revista de cultura urbana Vice, fundada no Canadá em 1994. Para celebrar a novidade editorial, há várias bandas e DJ portugueses e quatro nomes britânicos.
Comecemos pelo contigente britânico: Niyi, Man Like Me, Blaise Bellville e Magdi. Destaque para os dois primeiros. Niyi traz a sua música pouco ortodoxa movida a batidas vigorosas devedoras do electro e evidente apelo pop - está tão próximo do hip-hop como da "new rave", o que diz bem do seu descomprometimento com gavetas estilísticas. Também os Man Like Me, liderados por Johnny Langer, lidam com várias vertentes da música urbana de forma descontraída. Por vezes, lembram os Metronomy na forma como constroem canções orelhudas a partir da electrónica, mas com um lado "cockey" que os torna únicos ("Single Dad" lembra os Madness e os Streets no espaço de uma canção). Admirados pelos Hot Chip, que os incluíram, este ano, na compilação "Bugged Out" que dirigiram, são um dos novos valores britânicos a ter em conta.
Da longa lista da representação nacional na festa destacam-se, entre outros, Youthless, excitante promessa algures entre o pós-punk e os Klaxons, Les Triple, duo de rock'n'roll endiabrado, os DJ Escravos de Zonk e Tiago Miranda, servos da arte de fazer dançar, e Plus Ultra, trio que conta com membros dos Zen e Ornatos Violeta.
Festa de lançamento da revista Vice
Niyi, Man Like Me, Blaise Bellville, Magdi, Les Triple, Tochapestana, Plus Ultra, Escravos de Zonk, Youthless, Dinis, Gon, Littlefriend, Fua, Le Bandido e Tiago
Porto, Dancetaria Arrasta o Pé (Silo-auto, 8º Andar), Rua Guedes de Azevedo. Domingo, a partir das 18h00. Bilhetes a 10 euros. Informações: info@vicept.com