Elas é que mandam no 10º aniversário da Festa do Cinema Francês

Foto
"Parlez-moi de la Pluie", de Agnès Jaoui

Agnès Jaoui, Jane Birkin, Agnès Varda e Jeanne Balibar em Lisboa para dar início a um festival que começa em Lisboa e depois segue para Almada, Porto, Guimarães, Faro e Coimbra

É hoje, é hoje: sob o signo das mulheres, a Festa do Cinema Francês, a mostra do que se faz hoje no cinema francês que nem sempre chega a Portugal organizada pelo Instituto Franco-Português, celebra o seu décimo aniversário no cinema S. Jorge, em Lisboa. E sob o signo das mulheres porquê? Porque, para além de retrospectivas dedicadas à realizadora Agnès Varda ("As Praias de Agnès”, “Os Respigadores e a Respigadora)” e à actriz Jeanne Balibar (que Pedro Costa filmou a cantar em “Ne Change Rien"), Jane Birkin e Agnès Jaoui estão em Lisboa para “cortarem a fita” da décima Festa.

Jane Birkin, a musa de Serge Gainsbourg, mãe de Charlotte e uma das mais icónicas figuras da cultura pop dos anos 1960 e 1970, vem em dose dupla. Hoje, às 18h30, apresenta no S. Jorge a sua estreia na realização, “Boxes”, uma fantasia semiautobiográfica estreada em Cannes 2007 com um elenco de luxo que inclui John Hurt, Michel Piccoli, Geraldine Chaplin e a sua filha Lou Doillon (repete na segunda, 12); amanhã, às 21h00, actua no Centro Cultural de Belém com a sua mais recente produção de palco, correspondendo ao álbum de 2008 “Enfants d'Hiver”.

A Agnès Jaoui, a actriz, realizadora e argumentista que descobrimos primeiro como argumentista e actriz para Alain Resnais ("Fumar/Não Fumare”, “É Sempre a Mesma Cantiga") e depois aclamámos como realizadora com “O Gosto dos Outros” e “Olhem para Mim”, cabe a abertura oficial da Festa. É hoje às 21h30 com a sua terceira realização, “Parlez-moi de la Pluie”. Jaoui tem igualmente o principal papel feminino desta comédia que escreveu com o seu companheiro de sempre, o actor Jean-Pierre Bacri, sobre uma escritora que se candidata a um cargo político e os documentaristas amadores que se decidem a acompanhar a sua campanha. Particularmente apropriado no período eleitoral que atravessamos, “Parlez-moi de la Pluie” chamar-se-á em português “Deixa Chover”, mas deverá apenas estrear-se nas nossas salas em Dezembro (antes, haverá uma segunda oportunidade para o ver em sala na sexta, 9). Jaoui aproveitará igualmente a sua presença para dar duas master classes para estudantes de Cinema, a realizar respectivamente amanhã e depois.

As outras

Há, contudo, mais mulheres na Festa. Não só porque Agnès Varda e Jeanne Balibar também cá vão estar para apresentar as retrospectivas que lhes serão dedicadas pela Cinemateca Portuguesa. Mas porque também vamos ter a presença da tunisina Raja Amari, que vem mostrar o seu filme de 2001 inédito em Portugal, “Satin Rouge”, sobre uma viúva (a grande actriz palestiniana Hiam Abbass) que descobre o mundo da dança oriental (passa amanhã às 21h30), e da actriz e realizadora Josiane Balasko, veterana que traz na bagagem a sua polémica realização “Cliente”, sobre uma divorciada que paga para ter sexo com homens mais novos (encerra as sessões do S. Jorge no dia 17). Também vamos ver no ecrã Isabelle Adjani, regressada ao cinema após uma ausência de vários anos com o muito controverso “O Dia da Saia” (que passa sábado, 10, à noite e estreia em sala no dia 15), sobre uma professora que faz a sua turma refém, e outras actrizes de primeiro plano como Nathalie Baye, Monica Bellucci, Sophie Marceau e uma verdadeira plêiade de estrelas (entre as quais Charlotte Rampling) em “Le Bal des Actrices”, uma comédia-musical-ensaio sobre o quotidiano das actrizes dirigida por Maïwenn le Besco (passa no sábado, 10).

Tudo isto e muito mais, desde filmes para os mais novos na “Festinha” passando por uma selecção de primeiras obras dos últimos dez anos e de filmes galardoados com os Césars (os Óscares do cinema francês) e por concertos e exposições, num programa que se prolonga até 10 de Novembro por seis cidades portuguesas. Lisboa recebe a Festa até 19 de Outubro (S. Jorge, Instituto Franco-Português e Cinemateca), em simultâneo com Almada (Fórum Municipal Romeu Correia, 13 a 18), seguindo depois para o Porto (Auditório de Serralves e cinemas Cidade do Porto, 20 a 25) e Guimarães (Centro Cultural Vila Flor, 22 a 25), Faro (Teatro Municipal, 28 de Outubro a 1 de Novembro) e Coimbra (Teatro Académico Gil Vicente, 4 a 10 de Novembro).

Os preços são em conta, dos 2 aos 3,80 EUR consoante as cidades e o número de sessões, existindo igualmente cartões de dez entradas a 20 EUR em Lisboa e de cinco entradas a 10 em Coimbra. Atenção, as selecções de filmes variam consoante as cidades; é conveniente verificar horários e programação no site oficial em http://www.festadocinemafrances.com/

Sugerir correcção
Comentar