Vítimas mortais do tsunami no Pacífico ascendem já a 85

Foto
Uma igreja foi atingida pelo tsunami na vila de Leone, na Samoa Americana Raj Borsellino/Reuters

As autoridades das ilhas do Pacífico da Samoa Ocidental fizeram ascender às 65 o número de mortos na série de tsunamis que assolaram a região ontem, a que se somam outros 20 mortos na Samoa Americana.

Aldeias inteiras foram engolidas pelas águas, há centenas de feridos e milhares de desalojados, sendo também estimado que muitos corpos permaneçam ainda debaixo das areias o que abre a possibilidade de o balanço mortal ultrapassar largamente a centena de pessoas.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, declarou já a zona de calamidade na Samoa Americana, que integra o território dos Estados Unidos, tendo sido emitida ordem de disponibilizar fundos federais para os esforços de socorro. Um avião de transporte militar C-130 estará prestes a deixar o porto de Honolulu com destino às pequenas ilhas, levando ajuda alimentar e medicamentos.

O alerta de tsunami foi emitido ontem depois de o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico – ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera – ter registado um sismo de 8,3 de magnitude na escala de Richter, com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana. Pouco antes fora emitido alerta englobando também a Nova Zelândia e outras pequenas ilhas do Pacífico.

Sugerir correcção
Comentar