Tsunami no Pacífico causa pelo menos 14 mortos

Foto
Gráficos que mostram a velocidade com que o tsunami se poderia espalhar Hugh Gentry/REUTERS

Um tsunami causado por um sismo de 8.3 de magnitude na escala de Richter junto à Samoa Americana, no Pacífico, causou vários mortos. Um médico do hospital de Ápia, capital de Samoa Ocidental, Lemalu Fiu, tinha confirmado à BBC que pelo menos três pessoas morreram e cerca de 50 ficaram feridas. Mas mais tarde uma rádio local citada pela Reuters noticiou 14 mortes.

Lemalu Fiu adiantou que o número de vítimas deverá aumentar à medida que forem chegando à capital as pessoas que ficaram feridas nas zonas costeiras. O tsunami foi anunciado pelo Centro de Alerta de Tsunamis no Pacífico, ligado à NOAA, a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera. E foi causado por um sismo com epicentro a cerca de 190 quilómetros a Sudeste da Samoa Americana, uma ilha distante do Pacífico. O abalo registou-se pelas 18h48 em Lisboa.

As 14 mortes confirmadas ocorreram na Samoa Americana, mas segundo a Reuters morreram também várias pessoas em Samoa Ocidental, embora não tenha sido divulgado o número de vítimas. “Posso dizer que houve danos e que houve mortes, mas não posso confirmar mais informações”, disse à Reuters uma porta-voz da polícia em Samoa Ocidental. Uma habitante daquela região, Theresa Falele Dussey, disse à rádio New Zeland que a sua casa ficou destruída pelas ondas. Outro habitante de Samoa Ocidental, Josh Nayangu, conseguiu fugir da zona afectada, onde estava num barco de pesca com a mulher e o filho. “Foi horrível. A minha bonita vila está agora submersa”, disse à BBC.

Chegou a ser dado um alerta de tsunami para o Hawai, que foi mais tarde retirado, tal como foi retirado o alerta de tsunami para o Pacífico Sul.

O Centro de Alerta de Tsunamis da Costa Leste/Alasca tinha anunciado a detecção um tsunami em Ápia e em Pago Pago, a capital da Samoa Americana. As ondas em Pago Pago chegaram a atingir 1,57 metros acima do nível habitual do mar.

Em Samoa Ocidental alguns habitantes disseram à Rádio New Zeland que sentiram um abalo e que lhes foi recomendado pelas autoridades que se deslocassem para locais de maior altitude. E uma autoridade local da Samoa Americana contou à estação de televisão FOX que sentiu a terra tremer por mais de cinco minutos.

Inicialmente, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico tinha anunciado, num comunicado citado pela agência AFP, que não havia certezas quanto à existência de um tsunami, mas alertou desde logo que “um sismo desta intensidade pode potencialmente criar um tsunami destruidor em alguns minutos junto ao epicentro e em algumas horas nas zonas costeiras”. Foi feito um apelo às autoridades para que “tomassem as medidas necessárias tendo em conta essa eventualidade”.

Em Samoa Americana vivem cerca de 65 mil pessoas, mas a população de Samoa Americana e de Samoa Ocidental é de cerca de 250 mil pessoas. “Estamos alarmados”, disse Holly Bundock, porta-voz do Serviço Nacional de Parques dos EUA na Califórnia, citada pela Reuters. Segundo informações que lhe foram dadas por Mike Reynolds, no Parque Nacional da Samoa Americana, verificaram-se quatro ondas com 4,6 a 6 metros de altura, que terão alcançado 800 metros na ilha de Tutuila, onde fica Pago Pago.

“O centro de visitantes do Parque Nacional em Samoa parece ter sido destruído”. Reynolds também confirmou que o tsunami causou mortos mas adiantou que não tinha confirmação sobre os números, disse Bundock à Reuters. “Ele está completamente isolado do resto da ilha”.

Sugerir correcção
Comentar