RTP2 reforça aposta na produção nacional de programas infantis

Dexter, Mentalista e Anatomia de Grey mantêm-se. 5 para a Meia-Noite faz um breve intervalo

a Novos programas infantis made in Portugal, séries e documentários nacionais e internacionais, com destaque para um crescendo da produção televisiva nacional. Estas são algumas das novidades da programação de Outono do canal, apresentadas ontem.Teresa Paixão, uma das responsáveis pela elaboração da grelha infantil, afirmou que "falar e ouvir [a língua portuguesa] é uma coisa maravilhosa" e explicou que o foco essencial desta prioridade de conteúdos - ao todo dez horas diárias, incluindo uma nova "temporada" da Ilha das Cores - é "usar bem a Língua Portuguesa", o que se reflecte na integração de novos programas de cariz essencialmente pedagógico e lúdico. Uma das novidades é o Fala-Escreve-Acerta-Ganha, um concurso sobre a boa utilização do português, direccionado para as crianças do 5.º e do 6.º ano, também a pensar na terceira geração de luso-descendentes que vê a RTP Internacional. Segundo Teresa Paixão, este programa é essencial na integração de crianças para quem a Língua Portuguesa é a 2.ª ou 3.ª língua.
Também na programação infantil, destaque para Vamos Ouvir, "a mais clássica forma de contar histórias". São ao todo 13 contos originais, escritos e narrados para serem, assim mesmo, ouvidos. "Trata-se duma ideia que é anterior à televisão, mais próxima da rádio, em que o essencial é ouvir", garantiu Wemans.
A produção nacional foi preponderante na organização programática infantil deste Outono. Um dos desafios, patente no Volta ao Mundo em 5 Minutos, é explicar às crianças, exemplificou Teresa Paixão, "a discussão em torno do sistema nacional de saúde nos Estados Unidos. Queremos mantê-las a par do que se vai passando pelo mundo, mas temos que saber descodificar isso para que consigam compreender a realidade". De resto, o único programa infantil de produção estrangeira será Sabina - World Girl, uma rapariga sabichona que, através do uso das palavras, resolve conflitos e encontra soluções para os problemas.
Já no capítulo da ficção estrangeira, séries como Dexter ou O Mentalista não vão ser postas de parte. Em Outubro, estreiam-se a 5.ª e 2.ª temporadas de Anatomia de Grey e Chuck, respectivamente, bem como a novidade Gary Descasado, que Jorge Wemans descreve como um "humor superior e muito bem escrito". O director da RTP2 aproveitou também para destacar e elogiar alguns documentários nacionais, como Anos-Lusos, Novas Escolas e Paredes Meias.
Outra novidade da conferência foi o anúncio de um intervalo na transmissão de 5 para a Meia-Noite, um programa apresentado por Filomena Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges. Segundo Bruno Santos, subdirector do canal, trata-se de "um alívio para alguns e desespero para outros", embora o late night show deva voltar lá para o final do ano. Santos enunciou alguns dados, como o feedback que o blogue do programa tem recebido, contando já com 80 mil contactos por semana. Bruno Stos vê em 5 para a Meia-Noite um programa diferente que considera ter conseguido "mexer com as pessoas", realçando o facto de ter conseguido entrevistas com um político como Pedro Santana Lopes.

Sugerir correcção