Torne-se perito

Legislativas de 1999

Os dias em que PS e PP se desfaziam em elogios

Quando, nas legislativas de 1999, Paulo Portas encontrou António Guterres, então primeiro-ministro, num frente-a-frente, não lhe poupou elogios. A simpatia que os candidatos partilhavam era tanta que até preferiram esperar pelo início do debate na mesma sala, alegando que "não estavam zangados" um com o outro.O debate do dia 20 de Setembro ficou marcado pela linguagem suave com que os adversários moderaram as poucas críticas trocadas. À falta de discussão real, fizeram-se repetidos elogios "ao sentido de Estado" de Paulo Portas e à "seriedade e honradez" de António Guterres, retribuídos com sorrisos e agradecimentos.
O ponto alto do debate foi mesmo o momento em que Paulo Portas tirou do bolso duas batatas, uma portuguesa e uma espanhola, para confrontar o primeiro-ministro com a diferença entre os subsídios dados aos agricultores de cada lado da fronteira. A atitude, que não irritou Guterres, incomodou José Alberto Carvalho, o moderador do debate.
O fim do confronto ficou ainda marcado pela troca de perguntas simpáticas entre os candidatos, às quais foram dadas respostas tão vazias como o próprio debate.

Sugerir correcção