Wikipedia assinala com cores diferentes a credibilidade da informação

Foto
A informação duvidosa será assinalada a laranja

É mais uma tentativa para ultrapassar o calcanhar de Aquiles da Wikipedia: antes do final do ano, a famosa enciclopédia online vai passar a assinalar com diferentes cores o texto que tiver sido alterado ou inserido recentemente. A cada cor corresponde um nível de credibilidade, atribuído em função do autor do texto e do tempo que este permanece na página.

A nova funcionalidade é opcional e cada utilizador pode decidir se quer ver o código de cores ou não.

O texto que tiver sido inserido ou alterado é assinalado com uma cor de fundo que corresponde ao grau de credibilidade do autor – e que é, por sua vez, determinado por outras edições já feitas por esse autor e pelo tempo que essas edições permaneceram online.

Por exemplo, as palavras inseridas por um utilizador que não tenha um historial de credibilidade (por ser novo na Wikipedia ou porque o texto que inseriu em outras ocasiões não sobreviveu muito tempo) terão um fundo cor-de laranja. O texto de um utilizador com boa reputação tem um fundo branco – e há várias cores intermédias. A ferramenta tem ainda em consideração a reputação dos vários utilizadores que podem ter editado uma mesma passagem de texto.

Se um texto permanecer muito tempo online, a tendência é que o fundo evolua para branco. A lógica é que, se permanecer incólume na página – e tiver, portanto, sobrevivido ao escrutínio dos muitos utilizadores da Wikipedia –, a informação é digna de confiança.

O facto de a informação na Wikipedia poder ser alterada por qualquer pessoa tem sido o grande trunfo da enciclopédia: permitiu que crescesse para os mais de nove milhões de artigos em várias línguas e transformou-a numa paragem frequente para quem procura informação a fundo.

É, porém, precisamente este o factor que constitui a grande fraqueza da Wikipedia, ao fazer com que, frequentemente, surjam erros e imprecisões nas entradas – tanto de forma deliberada como involuntária.

Recentemente, os responsáveis pela gestão da Wikipedia anunciaram que, na linha do que já acontecia na Wikipedia alemã, a informação sobre pessoas que ainda estejam vivas deverá passar a ser revista por utilizadores reputados. Esta obrigatoriedade de revisão é vista por alguns utilizadores como uma traição ao princípio de liberdade de edição que está por trás da fundação da Wikipedia.

A nova funcionalidade dos códigos de cores vai ser implementada através de uma ferramenta chamada WikiTrust, que estava já disponível para quem usasse noutros sites a mesma plataforma que a Wikipedia (a plataforma tecnológica da Wikipedia pode ser usada por qualquer pessoa para montar um site de estilo wiki, ou seja, que possa ser editado por qualquer utilizador). A WikiTrust é desenvolvida por investigadores da Universidade da Califórnia, nos EUA.

Sugerir correcção
Comentar