Tua: "Verdes" querem saber se Governo informou UNESCO da barragem junto ao Douro Património Humanidade
Numa pergunta entregue na Assembleia da República, o PEV questiona o Ministérios do Ambiente e da Cultura sobre se informaram o organismo das Nações Unidas responsável pela atribuição do estatuto de Património da Humanidade ao Douro Vinhateiro.
Os “Verdes" entendem que a construção da hidroeléctrica na foz do rio Tua, um afluente do Douro, "afecta a área classificada "com impactos directos, designadamente paisagísticos", consequência do espelho de água artificial criado.
"As próprias linhas de alta tensão, que serão implantadas obrigatoriamente para levar a energia produzida pela barragem, atravessarão também a área classificada", refere o PEV, em comunicado.
Tal facto obrigaria o Governo, na opinião do partido ecologista, "no mínimo, a comunicar à UNESCO essa pretensão por respeito para com o património ali em causa e para com o compromisso internacionalmente assumido de zelar por esse mesmo património".
Os “Verdes" querem que o Governo esclareça se comunicou à UNESCO a intenção de construir a barragem nesta área e, em caso afirmativo, quando ocorreu tal comunicação e qual foi a reacção da UNESCO.
O PEV tem contestado a construção da barragem de Foz Tua já aprovada pelo Governo, alegando consequências ambientais negativas e destruição de património como a linha do Tua.