FBA distinguida com três galardões Red Dot Award

Foto
Um dos prémios recebidos pela FBA foi pela marca que a empresa fez para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha que reabriu recentemente em Coimbra FBA/Daniel Santos

Empresa de Coimbra no "best of" do design mundial

A FBA, Ferrand Bicker e Associados, empresa de design de comunicação sediada em Coimbra, recebeu três distinções no Red Dot Award - Communication Design 2009, um dos mais prestigiados galardões internacionais que premeia o que de melhor se faz anualmente no sector do design.

Os galardões foram atribuídos pelo projecto de identidade visual do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, e pelos projectos de design gráfico e de catálogo da exposição WeltLiteratur, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.

João Bicker, director criativo da FBA, garante que estas "são distinções muito importantes para a FBA", que, sublinha, "premeiam a excelência do trabalho". "Desde o primeiro instante tive a convicção de que este trabalho tinha corrido muito bem e que se tratava de um projecto cuja qualidade podia ser facilmente reconhecida".

Um dos prémios recebidos pela FBA foi pela marca que a empresa fez para o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha que reabriu recentemente em Coimbra - uma encomenda do Atelier de Arquitectura 15, dos arquitectos Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez, responsáveis pelo projecto de reabilitação do espaço. O trabalho teve inspiração na relação do edifício com a água.

"Uma das memórias mais antigas que temos do mosteiro é vê-lo ‘metido' dentro de água", recorda João Bicker, explicando que "a ideia foi trabalhar as letras tendo sempre esta imagem presente e foi assim que surgiu a ideia das sobreposições de camadas do nome do mosteiro, meio revelado, meio oculto".

Para o designer este é um prémio especial porque visa um projecto da cidade de Coimbra. "Por muito bom que seja trabalhar fora de Coimbra também é sempre muito bom trabalhar dentro de portas", indicou, citado pela empresa de assessoria Ideias Concertadas.

Os outros dois prémios foram atribuídos ao design gráfico e ao catálogo da exposição WeltLiteratur, uma iniciativa da fundação Calouste Gulbenkian. Desta feita a equipa trabalhou em conjunto com os arquitectos Francisco e Manuel Aires Mateus. A equipa, garante João Bicker, foi "fundamental" para o sucesso do resultado final: "Foi tudo feito num ambiente de grande respeito pelas ideias, pelo trabalho e pelas pessoas com quem se estava a colaborar", salienta o designer.

Esta distinção também tem um gosto especial. "Trata-se de duas áreas em que a FBA tem apostado muito - o design editorial e o design de exposições - e é bom ver que o nosso trabalho é reconhecido", conclui Bicker.

A FBA é um atelier com trabalhos de referência na criação e identidades visuais e marcas, design editorial e design para exposições. A empresa foi recentemente escolhida para criar a marca que assinala o Centenário da República Portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar