Autarquia ainda não reagiu

“Darth Vaders” do blogue 31 da Armada hastearam bandeira da monarquia na Câmara de Lisboa

Bloggers usaram um escadote de três metros para substituir a bandeira
Foto
Bloggers usaram um escadote de três metros para substituir a bandeira DR

A Câmara Municipal de Lisboa não quer ainda revelar qual o procedimento que irá tomar sobre o facto de esta madrugada a bandeira do município, hasteada na varanda dos Paços do Concelho, ter sido substituída pela bandeira azul e branca da monarquia.

Até ao final desta tarde será anunciado se a autarquia vai ou não avançar com uma acção judicial contra os autores da acção, reivindicada esta manhã por membros do blogue 31 da Armada (31daarmada.blogs.sapo.pt).

A iniciativa insere-se numa agenda paralela às comemorações do centenário da República, disse ao PÚBLICO um dos elementos da “ala monárquica” do blogue. “Há 99 anos atrás, no dia 5 de Outubro, um punhado de homens, contra a vontade da maioria dos portugueses, tinha feito a mesmíssima coisa proclamando assim a República”, pode ler-se num comunicado publicado no blogue às 15h00.

Quatro elementos, envergando a capa e a máscara do Darth Vader (personagem da saga cinematográfica “Guerra das Estrelas”), escalaram esta madrugada, pouco depois da meia-noite, o edifício da câmara e retiraram a bandeira do município, substituindo-a pela bandeira da monarquia.

A escalada foi feita através de um escadote com três metros de comprimento, transportado, a pé, da Avenida da Liberdade até à Praça do Município. Surpreendentemente, a praça estava completamente vazia, contou ao PÚBLICO um dos organizadores da acção, apesar da proximidade de uma esquadra da polícia.

“Foi tudo tão descarado, e não houve qualquer problema”, disse, adiantando que esta iniciativa “é apenas o princípio” de uma série de acções que pretendem comemorar “à parte” a proclamação da I República, a 5 de Outubro de 1910.

A bandeira esteve hasteada na varanda da câmara até quase às 13h00, segundo fonte do 31 de Armada. O gabinete de imprensa da autarquia anunciou, porém, que a bandeira azul e branca foi retirada por volta das 10h30.

Notícia actualizada às 18h17