Arquitecto Souto Moura aceita ampliação do estádio de Braga

Foto
Pormenor de uma das bancadas do estádio do Braga, que aguarda um parecer do Igespar para ser classificado monumento nacional Hugo Delgado (arquivo)

O arquitecto Souto Moura, autor do projecto do Estádio Municipal de Braga, já foi contactado pelo múnicípio bracaranese e aceitou a tarefa de desenhar um plano de ampliação provisória daquele recinto. O projecto de ampliação relaciona-se com a escolha de Braga para integrar a candidatura portuguesa e espanhola à organização do Mundial 2018.

O estádio Municipal de Braga tem 30 mil lugares, mas a Federação Internacional de Futebol (FIFA) exige uma lotação mínima de 44 mil lugares, segundo comunicou recentemente a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). A solução, segundo a autarquia presidida por Mesquita Machado, edil e ex-presidente da Assembleia Geral da FPF seria a colocação de uma bancada provisória durante o torneio.

Em declarações à Lusa, Souto Moura confirmou que foi contactado pelo presidente da Câmara Municipal de Braga,para elaborar o projecto que permita à cidade minhota integrar a candidatura ibérica ao Mundial de 2018 ou 2022.

"Fui contactado para fazer este projecto de adaptação e aceitei", revelou Souto Moura, que apresentou apenas uma condição antes de aceder ao pedido de Mesquita Machado: "terá sempre de ser uma obra provisória".

O estádio de Braga é um dos dez construídos em Portugal para a realização do Euro 2004, tendo sido pago pela autarquia bracarense, que desembolsou para cima de 100 milhões de euros. A sua arquitectura e construção levaram o município a pedir a classificação daquele estádio como monumento nacional, processo que aguarda parecer do Igespar.

Sem querer fazer estimativas de custos, Souto Moura desvalorizou o obrigatório dispêndio financeiro nas bancadas amovíveis, lembrando que o investimento nos estádios para o Euro2004 "teve retorno". O criador da "Pedreira" não sabe ainda se o projecto final abarcará bancadas nos dois topos, mas "o ideal será recorrer a apenas um, sempre com a condição de serem retiradas posteriormente".
Sob essa promessa do município bracarense, Souto Moura confessou que terá em mãos "um desafio muito interessante".
Mesquita Machado já tinha considerado, também à Lusa, que esta ampliação provisória era uma exigência da FIFA "perfeitamente exequível e ultrapassável, sem grandes custos".

Braga e Algarve são as duas escolhas da FPF para a candidatura ibérica ao Mundial 2018, a juntar aos três estádios que cumprem os requisitos mínimos da FIFA (Dragão, Luz e Alvalade), como revelou o PÚBLICO, no último fim-de-semana.

O Estádio Algarve, cuja exploração é repartida pelos municípios de Faro e Loulé, também terá de sofrer obras de ampliação para duplicar a sua capacidade actual, embora, neste caso, a ideia seja construir bancadas definitivas. Os dois municípios esperam financiar a obra por intermédio de uma parceria público/privada, mas antes, e tal como sucedeu com Souto Moura em Braga, terão de solicitar um projecto de ampliação ao arquitecto que desenhou o recinto, o australiano Damon Lavelle.

O arquitecto da Populous, antiga Hok Sport, deverá passar pelo Algarve em meados deste mês para se reunir com os presidentes das câmaras de Loulé, Seruca Emídio, e Faro, José Apolinário.

Sugerir correcção
Comentar