Linha Azul do Metropolitano vai chegar ao Hospital da Amadora

Fotogaleria
Joao Cortesao
Fotogaleria
©Enric Vives-Rubio

Em 2014, diz a autarquia, a Amadora terá mais três estações de metro a seguir à da Reboleira: Atalaia, Amadora-Centro e Hospital, junto ao IC 19

a A Linha Azul do Metropolitano de Lisboa vai ganhar três novas estações no concelho da Amadora, com um investimento de 240 milhões de euros que a autarquia espera ver concluído em 2014. A expansão da linha, num total de 2,5 quilómetros, incui paragens na Atalaia, Amadora-Centro e Hospital Amadora-Sintra.Depois de na semana passada ter anunciado um investimento de 565 milhões de euros para levar o metro ao concelho de Loures, através das linhas Vermelha e Amarela, a secretária de Estado dos Transportes vai apresentar na quinta-feira uma nova expansão, desta vez no interior do município da Amadora.
Actualmente a Linha Azul une Santa Apolónia à Amadora-Este (Falagueira), mas já estão em curso as obras de ligação à Reboleira, com conclusão prevista para 2011. A partir daí, o metropolitano seguirá em direcção à Atalaia, cuja estação ficará junto à Clínica de Santo António, à Amadora-Centro, cuja estação será erguida em frente à nova Biblioteca Piteira Santos e à Academia Militar, e finalmente ao Hospital Amadora-Sintra.
O vereador dos Transportes da Câmara da Amadora acredita que a obra poderá estar concluída em 2014 e sustenta que, com ela, os municípes poderão passar a utilizar o metro não só como meio de transporte para chegar a Lisboa, mas também para ir de um ponto ao outro dentro do próprio concelho.
Segundo Gabriel Oliveira, junto ao Hospital Amadora-Sintra, à beira do IC 19, onde a autarquia possui um terreno com 22 hectares, está prevista a criação de "um grande interface de transportes", com um terminal de autocarros e parque de estacionamento. A intenção é que os munícipes de Sintra cheguem ao local de transporte particular ou público, apanhando depois o metro para Lisboa.
O vereador adianta que a estação da Atalaia vai servir cerca de 15 mil habitantes, localizando-se junto a uma área habitacional "em grande expansão" e duas escolas, e a da Amadora-Centro cerca de 45 mil, abrangendo uma zona comercial e de serviços mas também residencial. Quanto à estação do hospital, na fronteira com o concelho de Sintra, Gabriel Oliveira refere a proximidade de urbanizações na serra de Carnaxide (já erguidas, como a das Casas do Lago, ou ainda em projecto) mas também de áreas de serviços e industriais.
Com este prolongamento, anunciado a poucos meses das eleições, e com a chegada à Reboleira prevista para 2011, a Amadora passará a ter seis estações de metro.

Sugerir correcção