Tenham medo, tenham muito medo do 3º MOTELx

Foto
Reanimator

Com Stuart Gordon como convidado, festival, de 2 a 6 de Setembro, abre competição de curtas portuguesas

E ao terceiro ano, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa MOTELx sentiu que havia massa crítica para criar, finalmente, uma competição de curtas-metragens de terror made in Portugal. Nesta terceira edição do MOTELx é também inaugurada a secção Quarto Perdido, que levou a equipa organizadora do festival a mergulhar durante seis meses na Cinemateca Portuguesa para descobrir alguns títulos de terror, do fantástico português do século XX.

Entre 2 e 6 de Setembro, no Cinema São Jorge, passam 36 filmes assustadores. Correspondem à selecção feita pelos organizadores (Cineclube de Terror de Lisboa) e têm como estrela maior Stuart Gordon. O realizador e argumentista americano pode ser mais conhecido por ser o autor da história de "Querida, Encolhi os Miúdos", mas é simultaneamente "talvez o menos conhecido dos mestres do cinema de terror que fizeram carreira nos anos 1980", explica João Monteiro, um dos directores do festival.

Por isso mesmo, por não ser um John Carpenter ou um George Romero, é o convidado presente no 3º MOTELx, durante o qual serão exibidos pela primeira vez em sala em Portugal alguns dos seus filmes: "Re-Animator" (1985), "From Beyond" (1986, uma adaptação dos escritos de H.P. Lovecraft), "King of the Ants" (2003) e "Edmond" (2005).

Com este Culto dos Mestres Vivos, o MOTELx cumpre uma das suas funções basilares: "trazer a Lisboa, todos os anos, um mestre para passar a experiência do que é fazer este tipo de cinema", explica Monteiro. A outra, a primordial, é "tentar estimular a produção nacional de filmes do género" e para isso surge a competição de curtas que premiará com 1500 euros o vencedor - o júri é composto pelos realizadores António Macedo e Tiago Guedes ("Coisa Ruim"). Surge em 2009 porque, inicialmente, a organização sentia que do Conservatório e das escolas de cinema não saíam propostas do género, mas houve "mudanças com escolas como a Restart e a ETIC, que permitem que os alunos" trabalhem mais neste campos, explica João Monteiro.

Na mesma senda, abre-se o Quarto Perdido, fruto de uma sugestão de António Macedo que levou a organização do MOTELx a contactar a Cinemateca Portuguesa (a secção funciona em parceria com a entidade). Para descobrir todo um espólio de "filmes fantásticos de que nunca tínhamos ouvido falar", comenta o responsável. Para Setembro estão prometidos filmes com base "nas lendas portuguesas" como a média-metragem "O Leproso" (1975), de Sinde Filipe, e "A Maldição do Marialva" (1991), de António Macedo e baseada na lenda da dama do pé de cabra. E depois entram em cena Legendary Tigerman e Rita Redshoes, que vão musicar ao vivo "A Dança dos Paroxismos" (1929), a primeira obra de Jorge Brum do Canto.

Para 2010 ficam guardados outros títulos desenterrados dos arquivos da Cinemateca, sobretudo mais ligados a universos contemporâneos. Objectivo: "continuar a dar vida" a filmes que têm estado "fechados no arquivo", comenta João Monteiro, e tentar perceber o que é, afinal, o cinema fantástico/de terror português.

Dos 36 títulos programados para a secção principal, Serviço de Quarto, João Monteiro destaca a "perversão" de "The Children" (2008), "Long Weekend" (2008) com James Caviezel, "a experiência mais extraordinária do cinema de terror" dos últimos anos com "Martyrs" (2008), "Vinyan" (20008) com Emmanuelle Béart, bem como "Deadgirl" (2008) e "Sauna" (2008). Já no Doc Terror, o responsável destaca a o interesse do australiano "Not Quite Hollywood", que enquadra o género terror (o Ozploitation) na história da identidade da Austrália.

Continua a secção infantil (dos 9 aos 12 anos) Lobo Mau, que este ano se centra em "Coraline" (o 3D de Henry Selick com base na novela gráfica de Neil Gaiman), e mantém-se também o orçamento em relação às duas edições anteriores. João Monteiro não quis revelar montantes.

Sugerir correcção
Comentar