Metro de Lisboa ganha sete novas estações e chega a Loures através das linhas Vermelha e Amarela

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Com esta expansão cai por terra um metro ligeiro de superfície entre Loures e os concelhos vizinhos de Odivelas e Amadora PÚBLICO

O Metropolitano de Lisboa vai finalmente chegar a Loures, através do prolongamento das linhas Vermelha e Amarela, respondendo a uma reivindicação com várias décadas dos eleitos locais e da população. O presidente da autarquia sublinha a importância da obra para o seu município, mas também para concelhos como Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, que passarão a ter o acesso à capital facilitado.

Hoje, numa cerimónia presidida pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, vai ser apresentado o plano de expansão do metro ao concelho de Loures. Segundo o PÚBLICO apurou, o Governo deverá avançar em simultâneo com o prolongamento das linhas Vermelha e Amarela, não tendo ainda sido divulgada qual a data prevista para a conclusão das empreitadas.

Em relação à Linha Amarela, que actualmente liga o Rato a Odivelas, o prolongamento terá cerca de 5,5 quilómetros e incluirá cinco novas estações, sendo as quatro últimas já em Loures: Codivel (ainda no concelho de Odivelas), Torres da Bela Vista/Frielas, Santo António, Loures e Infantado.

Quanto à Linha Vermelha, que liga a Alameda ao Oriente, mas tem em curso duas expansões (entre a Alameda e São Sebastião e entre o Oriente e o Aeroporto), o prolongamento terá cerca de 2,5 quilómetros e incluirá duas novas estações: Portela e Sacavém. Esta ligação será feita através da estação Moscavide (entre o Oriente e a Encarnação), que tem abertura anunciada para o próximo ano.

O presidente da Câmara de Loures sublinhou ao PÚBLICO a urgência deste investimento, do qual se falava já em 1981, quando começou a trabalhar na autarquia, e em 1993, quando António Costa promoveu uma corrida na Calçada de Carriche entre um burro e um Ferrari. Carlos Teixeira acrescenta que o espaço canal necessário foi reservado há muito, estando as empreitadas consagradas no novo Plano Director Municipal, que vai ser discutido quarta-feira em reunião camarária.

O autarca explica que a Linha Vermelha vai abarcar a zona oriental do concelho, nas freguesias de Moscavide, Portela e Sacavém, servindo em simultâneo "um grande aglomerado populacional" e uma zona empresarial carente de transportes públicos. Já a Linha Amarela chegará a Santo António dos Cavaleiros, junto ao futuro hospital, ao centro de Loures e ao Infantado, área que o autarca frisa estar a afirmar-se como zona de grande concentração habitacional.

O presidente da câmara defende a importância deste projecto para Loures, "o único" concelho da Área Metropolitana de Lisboa com esta dimensão e número de habitantes que não era servido por um meio de transporte pesado. Mas a chegada do metro, garante Carlos Teixeira, vai também facilitar a vida dos moradores de Mafra, Torres Vedras e Vila Franca de Xira, que no futuro poderão chegar a Lisboa mais rapidamente utilizando este meio de transporte.

Com esta expansão anunciada cai por terra o plano de avançar com um metro ligeiro de superfície que ligasse Loures aos concelhos vizinhos de Odivelas e Amadora. "Fica fora de questão", admitiu Carlos Teixeira.

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