Orquestra Nacional do Porto em concerto que junta a música sinfónica e o hip-hop

Três dos mais conhecidos "rappers" nacionais apresentam-se sexta-feira com a Orquestra Nacional do Porto (ONP) num concerto que junta a música sinfónica e o hip-hop.

Num concerto invulgar, a Orquestra Nacional do Porto (ONP), dirigida pelo maestro Alexander Shelley, vai partilhar o palco da Praça da Casa da Música com os "rappers" Sam the Kid, NBC e New Max, com o violinista alemão Miki (também "rapper") e com uma banda de apoio com bateria, percussão, baixo, guitarra, teclados e vozes.

Miki é Mihalj Kekenj, concertino da Bergische Sinfoniker e destacado produtor na área do hip-hop alemão.

Em 2007, em Dusseldorf, apresentou o projecto Opus1, um concerto inédito que juntou a Schumann Camerata - orquestra fundada por Alexander Shelley, maestro que dirige este concerto - a vários MCs.

O sucesso foi enorme, assumindo-se Miki não só como coordenador do projecto e dos arranjos, mas também como solista no violino e "rapper".

Além de Sam The Kid, NBC e New Max - bem conhecidos no meio hip-hop português - estará também no palco o convidado internacional Ono.

Neste concerto, a música de compositores como Mahler, Chostakovitch, Stravinski ou Rimsky-Korsakov é tocada ao vivo a partir de partituras manipuladas pelos arranjos de Miki.

Esta estreia nacional de Opus1 inclui ainda várias composições originais de Miki e um tema do grupo de hip-hop The Fugees, em arranjos que juntam uma banda ao vivo com a Orquestra Nacional do Porto.

Também um tema de Sam The Kid - nome artístico do músico português Samuel Mira, com vários álbuns gravados - vai ser interpretado pela ONP e banda de apoio, juntamente com o compositor, num arranjo criado por Miki.

Aos 30 anos, o maestro inglês Alexander Shelley afirma-se como um dos talentos musicais mais criativos da sua geração. Em 2001, Shelley fundou a Schumann Camerata em Dusseldorf, jovem orquestra de câmara com a qual apresentou, na passada temporada, a segunda edição de "440Hz".

Trata-se de um ciclo inovador de concertos, envolvendo personalidades destacadas da televisão e teatro da Alemanha, numa grande iniciativa destinada a atrair jovens adultos para as salas de concertos.

Este ano, Alexander Shelley tornou-se director artístico do inovador projecto Zukunftslabor, da Deutsche Kammerphilharmonie de Bremen, um ciclo premiado que procura construir uma relação duradoura entre a orquestra e uma nova geração de frequentadores de concertos.

Depois de convites regulares para dirigir na Alemanha, Shelley assume, a partir do próximo mês de Setembro, o cargo de maestro titular da Orquestra Sinfónica de Nuremberga.

Sugerir correcção
Comentar