Jerónimo de Sousa desvaloriza declarações de José Saramago

Fotogaleria
Fotogaleria

Líder do PCP diz que a candidatura da CDU é uma resposta à política de direita do PS, apesar do apoio de Saramago a António Costa

a O secretário-geral do Partido Comunista Português, Jerónimo de Sousa, garantiu ontem que, apesar do apoio declarado por José Saramago à recandidatura de António Costa (PS) à presidência da Câmara de Lisboa, a CDU apresentará a sua candidatura naquela autarquia. "Vamos concorrer a Lisboa no quadro da CDU, com o PEV [Partido Ecologista Os Verdes], com muitos independentes e com todo o respeito por opiniões individuais que, independentemente da notoriedade, não alteram aquilo que é uma decisão colectiva da CDU", afirmou aos jornalistas em Viseu, segundo a agência Lusa, no final do almoço de apresentação dos candidatos às eleições legislativas.
Jerónimo de Sousa frisou que a CDU vai concorrer "para derrotar a direita, obviamente, mas também para derrotar a política de direita no plano da Câmara Municipal de Lisboa". Questionado sobre se se sentiu magoado com a atitude do escritor e militante comunista, respondeu que a entendeu "com naturalidade, dentro do princípio fundamental que a CDU vai concorrer à Câmara de Lisboa".
"Como força alternativa para combater a política de direita que tem si-
do realizada, antes pelo PSD e naturalmente também por esta equipa de António Costa, que não deu resposta aos problemas e aos anseios dos lisboetas. Temos uma posição autónoma, construtiva, temos um projecto, temos a CDU para Lisboa", sublinhou.
José Saramago declarou sexta-feira o seu apoio à recandidatura de António Costa durante a assinatura de um protocolo com a Câmara de Lisboa para a produção de um filme sobre a relação do Prémio Nobel da Literatura com Pilar del Rio, com o título provisório de "União Ibérica".
"Espero que seja presidente por muitos anos mais. Espero que isso aconteça. Oxalá! Mas é preciso fazer com que isso aconteça. As coisas não acontecem por si mesmas. É preciso fazê-las acontecer", afirmou José Saramago. "Espero que isso venha a suceder, a tempo de ganhar as eleições e a tempo de continuar o magnífico tra-
balho que tem vindo ser desenvolvido pelo município de Lisboa", acrescentou.
A lista da CDU à Câmara de Lisboa vai ser encabeçada pelo actual
vereador comunista Ruben de Carvalho.

Sugerir correcção