Manoel de Oliveira estreia amanhã filme inédito no Curtas em Vila do Conde

Foto
"Romance de Vila do Conde" é um dos dois filmes que Manoel de Oliveira fez, em 1965, com José Régio Nelson Garrido

Manoel de Oliveira estreia amanhã, no 17º Curtas em Vila do Conde, o seu filme "Romance de Vila do Conde". Filmado em 1965, foi apenas terminado em 2008 e é um dos pontos altos da fase final do festival.

Este é um dos dois filmes que Manoel de Oliveira fez, em 1965, com José Régio (o outro foi "O Vitral e a Santa Morta"), mas que ficaram por terminar. O filme permaneceu mudo até 2001, ano em que o realizador pediu a Luís Miguel Cintra que gravasse o poema publicado no livro “O Fado”, tendo finalmente procedido à montagem final no ano passado.

A cerimónia de entrega dos prémios das competições do festival, onde serão conhecidos os vencedores desta 17ª edição do Curtas Vila do Conde, decorrerá a seguir à exibição do filme de Manoel de Oliveira. Esta sessão fica completa com a exibição do filme "Wallace and Gromit: A Matter of Loaf and Death", de Nick Park.

Os filmes premiados serão apresentados amanhã, em duas sessões, às 22h00 e às 23h30, repetindo domingo, com a exibição, em quatro sessões, de todos os filmes premiados nesta edição do festival.

Outro dos pontos altos do evento acontece sábado, pela meia-noite, com o filme concerto "13 Most Beautiful... Songs for Andy Warhol's Screen Tests", apresentado pela dupla norte-americana Dean & Britta. Esta será a primeira vez que o duo composto por Dean Wareham (que integrou a mítica banda indie norte-americana Galaxie 500) e Britta Phillips (ex-Luna) se apresenta em Portugal.

A fechar o programa de sábado está a festa, a partir da 01h00, no Bar da Praça, com Albino (Concorrência) e Lil'John, dos Buraka Som Sistema.

A última sessão do ciclo temático "Back To the Future" que decorre domingo, às 18h30, inclui mais algumas raridades, entre as quais "Libra", onde a primeira colónia espacial é construída para fornecer energia solar ao nosso planeta, ou o curioso "Year 1999 A.D.", um filme dos anos 60 do século passado que prevê como iria uma família de classe média viver... em 1999.

Sugerir correcção
Comentar