Legislativas marcadas para 27 de Setembro

Foto
Setembro e Outubro vão ser meses de eleições Adriano Miranda (arquivo)

Cavaco Silva foi sensível aos argumentos da maioria dos partidos políticos e decidiu marcar as eleições legislativas para dia 27 de Setembro, em data diferente das autárquicas que foram ontem marcadas para dia 11 de Outubro. “Entendo que, em matéria de marcação de eleições, a opinião dos partidos políticos deve ser especialmente considerada pelo Presidente da República”, justificou hoje Cavaco Silva, numa curta declaração na residência oficial.

O Presidente da República lembrou que das cinco forças partidárias ouvidas só uma sustentou que os dois actos eleitorais deviam ter lugar no mesmo dia. E, no caso de não serem em simultâneo, os partidos apontaram a data de 27 de Setembro para a realização das legislativas.

Cavaco Silva voltou a apelar para que as campanhas eleitorais decorram “com serenidade e com elevação e que sejam discutidos os problemas reais que afectam os portugueses”. O chefe de Estado fez ainda o apelo ao voto a todos os cidadãos “pois está em causa o seu futuro e o futuro de Portugal”. De acordo com a lei, o Presidente da República poderia marcar as eleições legislativas entre 14 de Setembro e 14 de Outubro.

O Governo anunciou ontem que decidiu marcar a data das próximas eleições autárquicas para o dia 11 de Outubro. O Governo justificou a escolha dizendo que aquela data "foi referida nas preferências de todos os partidos políticos que, nos termos da lei, foram previamente ouvidos sobre esta matéria".

Notícia actualizada às 13h15
Sugerir correcção
Comentar