O jazz português em festa

Foto

A Festa do Jazz impressiona pela quantidade e qualidade de projectos nacionais. Começa hoje em Lisboa

a Enquanto parte significativa dos grandes festivais de jazz que se realizam no nosso país teima, incompreensivelmente, em ignorar os músicos portugueses, a Festa do Jazz do Teatro São Luiz segue um percurso notável na construção e consolidação de uma cena jazz nacional. Carlos Martins na direcção artística e Luís Hilário na produção executiva conseguiram este ano programar um festival que impressiona pela diversidade de grupos e estilos, integrando ainda dois projectos inéditos que assinalam colaborações com os ilustres convidados estrangeiros do festival: George Garzone (com André Matos Trio, amanhã, às 22h30) e Chris Cheek (com Ricardo Pinheiro Quinteto, domingo, às 22h30). A assinalar que ambos irão realizar ainda recitais a solo, Garzone amanhã, às 15h00, e Cheek no dia seguinte à mesma hora.
Alguns dos destaques da programação vão para António Pinho Vargas a solo (hoje, às 21h00); Ensemble Festa do Jazz (hoje, às 22h30), formação "da casa" que reúne nomes como Bernardo Sassetti, Carlos Martins, André Fernandes ou Carlos Barretto; ensemble de baterias Tim Tim por Tim Tum (amanhã, às 20h00); Zé Eduardo Unit (amanhã, às 21h00); Orquestra Jazz de Matosinhos (domingo, às 19h00); e ainda o recém-estreado projecto de Acácio Salero Secret Apache (também domingo, às 20h00).
Para além dos grupos já referidos, que actuam na sala principal do teatro, no Teatro-estúdio Mário Viegas e no Jardim de Inverno, os dias de sábado e domingo serão ainda marcados por aquela que é uma das grandes apostas do festival, a actuação dos combos das escolas de música, a decorrer no Jardim de Inverno a partir das 14h00. Num clima de total imersão jazzística, com actuações de 14 escolas que serão depois avaliadas por um júri constituído especialmente para o efeito, é fácil imaginar o impacto profundo que estas apresentações públicas terão nas carreiras destes jovens músicos e no futuro do jazz em Portugal. Impacto esse que já se começa a sentir.

Festa do Jazz do São Luiz

26, 27 e 28 de JunhoLisboa, Teatro São Luiz
Bilhetes a 15 euros
Programa completo em www.teatrosaoluiz.pt

Sugerir correcção