Exportações japonesas recuaram 40,9 por cento em Maio

Foto
Exportações continuam em forte quebra no Japão Kimimasa Mayama/Reuters (arquivo)

Os dados foram divulgados hoje pelo ministro das Finanças japonês e mostram que houve uma aceleração da queda das exportações já que em Abril o recuo tinha sido de 39,1 por cento face ao mesmo mês de 2008. Por outro lado, os resultados de Maio mostraram ser piores do que a estimativa avançada por um conjunto de economistas contactados pela agência Bloomberg e que apontavam para uma quebra das exportações de 39,3 por cento.

“A procura não está a aumentar e ainda é difícil esperar uma forte recuperação económica”, assinalava Azusa Kato, economista do BNP Paribas em Tóqui em declarações citadas pela Bloomberg.

A quebra das exportações registada em Maio foi liderada pelo recuo verificado na venda para o exterior de aço, automóveis e semicondutores. As vendas para a China, o principal parceiro comercial do Japão caíram 28,7 por cento em termos homólogos, ultrapassando a queda de 25,9 por cento registada em Abril. Para o conjunto da Ásia, a queda das exportações atingiu os 35,5 por cento. As vendas para os Estados Unidos caíram 45,4 por cento e para a Europa derraparam 45,4 por cento.

Estes números acabam por contrariar as afirmações feitas na semana passada, quer pelo próprio ministro das Finanças japonês, quer pelo governador do Banco do Japão, em que os dois responsáveis davam indicações de que o pior já teria passado na economia japonesa.

Sugerir correcção
Comentar