Galp lança projecto para reduzir em 20 por cento consumo de energia dos postos de abastecimento
O projecto abrange entre outras medidas, a instalação de painéis solares fotovoltaicos para microgeração eléctrica através do aproveitamento de fontes renováveis, explicou Ferreira de Oliveira durante a cerimónia de lançamento do Ecoposto, que decorreu na área de serviço do Seixal, a primeira equipada com soluções de eficiência energética.
A aplicação de medidas de eficiência ao nível da iluminação e aquecimento de água a partir de fontes renováveis também serão adoptadas no âmbito deste projecto que, para já, abrange 12 postos de abastecimento e que será progressivamente alargado a todas as redes de postos de abastecimento de gestão directa da Galp (cerca de cem áreas de serviço).
Ferreira de Oliveira disse que "o investimento para reduzir 20 por cento do consumo de energia é mais ou menos igual à factura energética durante um ano, o que corresponde a cerca de 400 mil euros". "Isto é, gastamos neste posto de abastecimento cerca de 400 mil euros por ano em consumo de energia e com um investimento de cerca de 400 mil euros poupamos 80 mil euros por ano", acrescentou.