Torne-se perito

Um talk show, cinco apresentadores, múltiplas plataformas

5 Para a Meia-Noite é um programa de televisão de late night, mas também um programa de rádio semanal e com vida (eterna) online

a São cinco e vão para o ar à meia-noite (e meia). Até aqui, tudo explicado. Mas o novo programa, que esta noite se estreia na RTP2, representa algo mais: é o formato talk show late night a chegar em força, de forma diária, a um canal generalista. E numa altura em que nos EUA, ao mesmo tempo que houve uma dança de cadeiras, um novo apresentador, Jimmy Fallon, trouxe os novos media para a liça. Fernanda Cautela, Fernando Alvim, Nilton, Pedro Fernandes e Luís Filipe Borges também vêm armados de blogues, contas no Twitter e planeiam extras online para o 5 Para a Meia-Noite. Cabe a Filomena Cautela (actriz, ex-VJ da MTV Portugal e apresentadora da TV Globo Portugal) apresentar hoje o primeiro talk show, tendo como convidados os restantes apresentadores: Fernando Alvim à terça, o humorista Nilton à quarta, à quinta Pedro Fernandes (Caia Quem Caia) e à sexta Luís Filipe Borges (A Revolta dos Pastéis de Nata). O programa, que para já está garantido para todo o Verão, vai ter um entrevistado por dia e o resto é alimentado por sketches, diferentes diariamente e com a marca de cada apresentador.
A primeira apresentadora da semana foi cativada pelo formato em primeiro lugar pela "liberdade para criar", como explicou ao P2. Quer "mostrar outro tipo de humor", porque isto dos talk shows parece estar colado aos humoristas (basta pensar na sempiterna referência Herman José e suas experiências na RTP1 e na SIC), para gerar "um riso diferente".
E a liberdade que sente, aliada ao risco do seu primeiro programa em directo, também vem da possibilidade de gerir actores, de ser em parte autora dos números que pontuam o talk show. "Só em situações muito pontuais vou fazer trabalho de actriz", explica, confessando que "é um bocadinho a fantasia de quem está ligado ao entretenimento criar uma história, um ambiente" nesses sketches. Cada apresentador vai ter a sua marca nos sketches do "seu" dia.
O director de programas da RTP2, Jorge Wemans, enfatizou já o carácter multiplataformas e pioneiro do 5 Para a Meia-Noite. É que o talk show é também, além das suas extensões na Internet, um programa de rádio - 5 Para a Uma, na Antena 3 às 13h00 aos domingos, apresentado por Joana Dias e com os cinco apresentadores do programa de TV - e terá momentos exclusivamente online. Esses são uma espécie de viagem aos bastidores via streaming (vídeo online). Há "uma câmara ligada muito antes de o programa começar, para se perceber o que se passa num estúdio de televisão antes de o programa começar", explica Fernando Alvim, o apresentador que se segue (e que é grande fã de Conan O'Brien). Pode esperar-se "stress, tensão, ou exactamente o contrário", ri-se.
Com um verbo a servir de fio condutor a cada semana - o primeiro é "vagabundear", o segundo "heroificar" -, o programa da produtora Videomedia (concebido em parceria com a RTP2) terá como primeiros convidados Bibá Pitta, Miguel Ângelo e os Cebola Mol - Eduardo Madeira e Filipe Homem Fonseca.
Público sub-30
O formato talk show diário português estava em falta na TV e Herman José, que deixou o seu Herman SIC há mais de um ano, sempre falou de dramas de custos de produção e falta de matéria-prima. Mas Filomena Cautela espera não se deparar com falta de gente interessante para entrevistar. Aliás, acha mesmo que, dado o excesso de "pessoas desinteressantes que querem muito ser entrevistadas, há demasiadas pessoas interessantes ainda por entrevistar", mas que talvez por estarem "desiludidas com a televisão" que temos não estão para essas andanças. São esses entrevistados que espera conquistar para o 5 Para a Meia-Noite.
Para Fernando Alvim, que evoca o novo treinador do Benfica Jorge Jesus para comparar a felicidade sentida por chegar à RTP2 - "Sinto-me como o Jorge Jesus a chegar agora ao Benfica, esta era a minha mais forte ambição" -, há aqui a possibilidade de aproximar a RTP2, "mais ligada a uma linha mais intelectualizante, a um outro público, que vamos conquistar".
É ele o público sub-30, ao qual é preciso dar "interactividade, cada vez mais importante porque actualmente nenhum programa com target abaixo dos 30 anos consegue ser um sucesso sem estar na Net".
E uma última coisa une os dois primeiros apresentadores do 5 Para a Meia-Noite: a alegria do horário. "Agrada-me o facto de ser tardio, para pessoas que não têm pressa de ir para a cama", diz Alvim. "O horário permite-nos dizer mais ou menos o que queremos", avisa Filomena Cautela.

Sugerir correcção