Cissokho, da II Divisão francesa a sucessor de Maldini em apenas um ano

Foto
Cissokho mostrou-se á Europa no jogo com o Manchester United Reuters (arquivo)

Cissokho, que completa 22 anos em Setembro, começou a jogar apenas aos 18 anos no Gueugnon e é um jogador ainda desconhecido, a ponto de o site do Milan ter escrito ontem que "fez belas exibições como lateral-direito, sendo também utilizável à esquerda". Esta é uma gaffe compreensível se tivermos em conta que a Europa só ouviu falar de Aly na noite de 7 de Abril passado. Foi após o empate do FC Porto em Old Trafford, onde Cissokho realizou uma grande exibição no terreno do Manchester United. Todos perguntaram quem era aquele rapaz. Em Portugal, já o conheciam, porque rapidamente ajudou a equilibrar a defesa portista, factor decisivo para a conquista do tetracampeonato.

Depois de ter demorado muito tempo (e muitas contratações) a descobrir um lateral-esquerdo, o FC Porto cede agora Cissokho, protagonista de uma ascensão meteórica, mesmo para quem o conhece bem. "Se há um ano me perguntassem, diria que tinha grande margem de progressão, mas nunca imaginaria isto. É muito raro", confessou ao PÚBLICO Daúto Faquirá, treinador que o lançou.

Considerando-o um jogador "alto, muito forte fisicamente e com uma potência muscular incrível", Faquirá destaca a "humildade" e a "capacidade de trabalho e de aprendizagem" deste jogador de 21 anos. Como defeito aponta-lhe ainda "algumas lacunas tácticas", típicas de quem não passou pelos escalões de formação. Mas até nisso o antigo técnico considera o Milan um bom clube para aprender tacticamente. E Cissokho, habituado a ver os grandes jogadores na PlayStation, vai estar agora ainda mais perto deles.

BI

Aly Cissokho


Idade: 21 anos (15/09/1987)


Naturalidade: Blois (França)


Altura: 1,81m


Peso: 75 kg


Posição: Lateral-esquerdo


Clubes: Gueugnon (2005/06 a 2007/08), V. Setúbal (2008/09, até Janeiro de 2009), FC Porto (2008/09, após Janeiro de 2009)


Sugerir correcção
Comentar