Basebolista Alex Rodriguez é o desportista mais bem pago do mundo

Foto
Nem Ronaldo, nem Tiger Woods: é Alex Rodriguez quem está no topo dos mais bem pagos Ray Stubblebine/Reuters

O dominicano, actualmente nos Yankees, tem um contrato anual na ordem dos 19,6 milhões de euros. Bem mais que os 10 milhões que Cristiano vai auferir no Real Madrid.

Os valores milionários avançados para as contratações pelo Real Madrid dos futebolistas Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros) e Kaká (65) estão aquém da grande maioria dos negócios verificados no desporto norte-americano.

Num momento em que existe uma pequena onda de contestação ao volume destas transacções - face à crise financeira mundial e ao endividamento dos clubes -, o futebol europeu até pode ser encarado como um mercado "acessível", se comparado com outros.

Os Estados Unidos têm práticas de mercado com verbas verdadeiramente astronómicas no sector desportivo, em que os cinco maiores contratos de sempre pertencem ao basebol, o primeiro dos quais na ordem dos 196 milhões de euros.

Tal como o Real Madrid, no que diz respeito a um domínio no futebol europeu - com Cristiano Ronaldo (94), Zidane (75), Kaká (65) e Figo (61) -, os New York Yankees colocam quatro basebolistas entre os cinco com contratos mais volumosos.

Em causa não estão as transferências destes atletas, mas os valores anuais dos contratos, com prémios de assinatura incluídos, mas sem contemplarem cláusulas de opção, rescisão ou volume total das contratações.

O dominicano Alex Rodriguez é o desportista mais bem pago do Mundo e figura nas duas primeiras posições. Actualmente nos Yankees, tem um contrato anual na ordem dos 19,6 ME e antes disso, nos Texas Rangers recebia 17,9 ME anuais.

Na terceira posição surge o também basebolista Derek Jeter (13,4 ME) e o luso-descente Mark Teixeira (16 ME), ambos dos Yankees.

Num momento em que a imprensa espanhola diz que Cristiano Ronaldo poderá ganhar nove milhões de euros por ano, essa verba dificilmente figuraria entre os 30 melhores remunerados na elite do desporto mundial.

Os Estados Unidos dominam esses "orçamentos", sobretudo ao nível de desportos como o basebol, o basquetebol e o futebol americano, numa tabela onde apenas se intrometem o automobilismo e o hóquei no gelo.

Os pilotos de Fórmula 1 Fernando Alonso (McLaren, 28,5 ME anuais) e Kimi Raikkonen (Ferrari, 36,3 ME anuais) são das poucas excepções a esse domínio norte-americano, num "ranking" milionário que não contempla os desportos individuais como o golfe, o ténis ou o pugilismo.

Sugerir correcção
Comentar