Vital Moreira propõe criação de imposto europeu

Foto
Vital esteve em campanha em Chaves PÚBLICO (arquivo)

Candidato do PS diz que não significa aumentar os impostos nacionais e que o mais importante é haver mais recursos para distribuir. Mais pormenores só quando for eleito para o Parlamento Europeu e apresentar propostas nesse sentido

O cabeça de lista socialista às eleições europeias admitiu esta tarde a possibilidade de criar um imposto europeu sobre transacções financeiras, ou, em alternativa, de proceder à transferência de fatias suplementares dos orçamentos nacionais.

“Porque não criar uma espécie de imposto sobre transacções financeiras. Ou levar uma fatia dos impostos nacionais de todos os estados para o orçamento europeu”, disse

Vital Moreira afirmou a sua posição numa sessão no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Chaves, em que alertou para a necessidade de serem aumentados os recursos financeiros da União Europeia. Para o candidato socialista a ideia “é ter um bolo maior” para ter “fatias maiores” para distribuir.

Questionado pelos jornalistas para dar mais pormenores, Vital Moreira afirmou que as suas afirmações não são novidade: “Já o disse várias vezes. Essa é uma possibilidade em aberto que os socialistas nunca puseram de fora. (…) E não tem nada a ver com aumentar a carga fiscal. Eu quero sublinhar a necessidade de aumentar os recursos, os métodos são uma questão a discutir no Parlamento Europeu.”

Segundo a RTP, Vital Moreira acrescentou que mais pormenores só quando for eleito deputado europeu e apresentar propostas nesse sentido.

Sugerir correcção
Comentar