Eleições

Vital Moreira propõe criação de imposto europeu

Vital esteve em campanha em Chaves
Foto
Vital esteve em campanha em Chaves PÚBLICO (arquivo)

Candidato do PS diz que não significa aumentar os impostos nacionais e que o mais importante é haver mais recursos para distribuir. Mais pormenores só quando for eleito para o Parlamento Europeu e apresentar propostas nesse sentido

O cabeça de lista socialista às eleições europeias admitiu esta tarde a possibilidade de criar um imposto europeu sobre transacções financeiras, ou, em alternativa, de proceder à transferência de fatias suplementares dos orçamentos nacionais.

“Porque não criar uma espécie de imposto sobre transacções financeiras. Ou levar uma fatia dos impostos nacionais de todos os estados para o orçamento europeu”, disse

Vital Moreira afirmou a sua posição numa sessão no Instituto de Emprego e Formação Profissional de Chaves, em que alertou para a necessidade de serem aumentados os recursos financeiros da União Europeia. Para o candidato socialista a ideia “é ter um bolo maior” para ter “fatias maiores” para distribuir.

Questionado pelos jornalistas para dar mais pormenores, Vital Moreira afirmou que as suas afirmações não são novidade: “Já o disse várias vezes. Essa é uma possibilidade em aberto que os socialistas nunca puseram de fora. (…) E não tem nada a ver com aumentar a carga fiscal. Eu quero sublinhar a necessidade de aumentar os recursos, os métodos são uma questão a discutir no Parlamento Europeu.”

Segundo a RTP, Vital Moreira acrescentou que mais pormenores só quando for eleito deputado europeu e apresentar propostas nesse sentido.