Leitores do Guia dos Teatros dão prémio a "Plátonov"

Foto

Votação electrónica distinguiu ainda figuras como João Brites ou José Raposo e espectáculos como "De Homem para Homem", com Beatriz Batarda

"Plátonov", de Nuno Cardoso, foi considerada a melhor peça de teatro de 2008 pelos leitores do blogue Guia dos Teatros, que pelo segundo ano organizou uma votação para distinguir personalidades ligadas ao teatro - os prémios foram entregues segunda-feira à noite numa cerimónia no Museu do Teatro, em Lisboa.

A votação electrónica, na qual participaram cerca de 2800 pessoas, destacou João Brites como Melhor Encenador por "Saga - Ópera Extravagante", José Raposo como Melhor Actor pelo seu papel em "Um Violino no Telhado" e Maria João Vicente como Melhor Actriz por "On the Road ou a Hora do Arco-Íris" (peça cujo texto, de Carlos J. Pessoa, foi eleito Melhor Texto Original Português"). O prémio Melhor Espectáculo a Solo foi para Beatriz Batarda por "De Homem para Homem".

Houve ainda prémios para a Melhor Adaptação (João Mota por "Berlim"), Melhor Tradução (Escola de Mulheres por "Diz-me como a Chuva"), Melhor Espectáculo Infantil ("A Estrela", de Filipe La Féria), Melhor Actor num papel Secundário (Tiago Diogo em "West Side Story"), Melhor Actriz num papel Secundário (Rita Durão em "Don Carlos Infante de Espanha), Melhor Elenco Conjunto ("Piratada à Portuguesa" no Teatro Maria Vitória) e Melhor Actor/Actriz Revelação (Cátia Garcia em "West Side Story" e "A Estrela"). O mesmo "West Side Story" foi votado Melhor Musical, e a Melhor Música Original foi a de Luís Tinoco para "Evil Machines". O trabalho de Cristina Reis em "A Floresta" foi considerado Melhor Cenografia, e o de Bernardo Monteiro em "O Mercador de Veneza" Melhores Figurinos.

O blogue dedicado ao teatro atribuiu também prémios à margem da votação do público, distinguindo, nomeadamente, Rui Mendes com o Prémio de Carreira.

Sugerir correcção
Comentar